Gêneros musicais e expectativa

uma experiência com testes de recepção sobre a canção “Neguinho”, gravada por Gal Costa

Autores

  • Cláudia Azevedo PPGM Unirio

Palavras-chave:

gêneros musicais, testes de recepção musical, formação de sentido.

Resumo

Em dezembro de 2011, Gal Costa lançou o álbum de estúdio, Recanto (Universal Music) no qual todas as canções são de autoria de Caetano Veloso compostas, em sua maioria, especialmente para ela. A obra, majoritariamente eletrônica, representou uma surpresa estética em meio ao repertório da cantora. Dentre as faixas de Recanto, “Neguinho” foi objeto de uma experiência analítica acerca da formação de sentido em música. Testes de recepção musical, acrescidos de entrevistas semiestruturadas posteriores à escuta, foram utilizados para aferir associações, musicais ou não, feitas por treze ouvintes adultos não-músicos e de nível de escolaridade similar (universitário), acima de 40 anos. A audição do material, testes e entrevistas foram realizados saparada e individualmente. Os participantes declararam não conhecer a canção e, como era esperado, a maioria das associações mostrou referência à música eletrônica e a cenários urbanos. Entretanto, 69% dos participantes do teste não reconheceram a voz da cantora – considerada uma das mais importantes e conhecidas intérpretes da história da música brasileira popular - devido à quebra de expectativa acerca do gênero musical associado a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Azevedo, PPGM Unirio

Cláudia Azevedo é Doutora e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Unirio e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Escola de Comunicação da UFRJ. Desde seu doutorado, continuando no pós-doutorado, com apoio da FAPERJ, dedica-se à formação de sentido em música, tanto pela abordagem cognitiva, quanto pela intertextualidade.

Referências

AZEVEDO, Cláudia Souza Nunes de. “É para ser escuro!!!” – Codificações do Black Metal como gênero audiovisual. Tese de Doutorado em Música, Programa de Pós-Graduação em Música/Centro de Letras e Artes/Unirio, 2009.

CORREA, Marcio Guedes. O conceito de gênero musical no repertório e nas áreas de Antropologia, Comunicação, Etnomusicologia e Musicologia. ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Arte - Edição v.5, n.2, 2018.

EVANGELISTA, Ronaldo. Guias CDs: Recanto Gal Costa. Rolling Stone, 09.dez.2011. Disponível em <https://rollingstone.uol.com.br/guia-cd/recanto/> Acesso em 15 ago. 2023.

FABBRI, Franco. A Theory of Musical Genres: Two Applications. Philip Tagg Website, 1980. Disponível em: <https://www.tagg.org/xpdfs/ffabbri81a.pdf>. Acesso em 21 nov. 2022.

FABBRI, Franco. Una teoria dei generi musicali. Due applicazioni, 1981. Disponível em: <https://www.francofabbri.net/files/Testi_per_Studenti/Teoria_dei_generi.pdf> Acesso em 30 jul. 2023.

FABBRI, Franco. How Genres are Born, Change, Die: Conventions, Communities and Diachronic Processes. In HAWKINS, S. (ed.) Critical Musicology Reflections. Aldershot: Ashgate, 2012.

JANOTTI Jr., J.; SÁ, S. Pereira de. Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultural musical digital. Galaxia, n. 41, mai-ago, 2019. São Paulo, online, pp. 128 – 139.

LACASSE, Serge. Interpretation of vocal staging by popular music listeners: A reception test. Psychomusicology, 17, 2001, pp. 56 – 76.

LOMAX, Alan. Song structure and social structure. Ethnology, vol. 1, 1962.

LOMAX, Alan. Folk song style and culture. Washington: American association for the advancement of Science, 1968.

MARGULIS, Elizabeth H. er alii. Intersubjectivity and Shared Dynamic Structure in Narrative Imaginings to Music. MTO/Music Theory Online – Journal of the Society for Music Theory, vol. 28, n. 4, December 2022. Disponível em < https://mtosmt.org/issues/mto.22.28.4/mto.22.28.4.margulis.pdf > Acesso em 21 ago. 2023.

OSGOOD, C. E., SUCI, G. J. e TANNENBAUM, P. H. The Measurement of Meaning. Urbana: University of Illinois Press, 1957.

PFLEIDERER, Martin. Vocal pop pleasures. Theoretical, analytical and empirical approaches to voice singing in popular music. IASPM Journal, vol.1, no.1, 2010.

Revista Veja - Com ‘Recanto’, Caetano tira Gal da mesmice. Mas é só. 5.dez.2011. Disponível em<https://veja.abril.com.br/cultura/com-recanto-caetano-tira-gal-da-mesmice-mas-eso>Acesso em 09.08.2023.

SANCHES, Pedro Alexandre. A voz e o tempo. Revista Bravo n° 172, Editora Abril; pp. 24 – 29, dez. 2011.

STEFANI, Gino. A Theory of Music Competence in MOORE, Allan F. (ed.). Critical Essays in Popular Musicology. Aldershot: Ashgate, 2007.

TAGG, Philip.; CLARIDA, Bob. Ten Little Title Tunes: Towards a Musicology of the Mass media. New York & Montreal: The Mass Media Musicologists’ Press, 2003a.

TAGG, Philip. Analisando a música popular: teoria, método e prática. Em Pauta – v.14 – n° 23, dezembro, 2003b.

TAGG, Philip. Music analysis for ‘non-musos’. Popular perception as a basis for understanding musical structure and signification. 2009. Disponível em <https://www.tagg.org/xpdfs/CardiffLBH2.pdf > Acesso em 17 ago. 2023.

TAGG, Philip. Music’s Meanings. New York & Montreal: The Mass Media Musicologists’ Press, 2012.

TEIXEIRA, Pedro Bustamante. A escrita contemporânea de Recanto. IPOTESI, Juiz de Fora, v.20, n.1, pp. 176 – 196, jan./jun. 2016.

ULHÔA, Martha T. de. Categorias de avaliação estética da MPB – Lidando com a recepção da música brasileira popular. Actas del IV Congreso Latinoamericano de la Associación Internacional para el Estudio de la Musica Popular, 2002.

Referências videográficas

Gal Costa e Caetano Veloso sobre as músicas do CD "Recanto". Canal: Melhor Música. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=Zvt4yVYCPAQ&t=12s > Acesso em 29 jul. 2023.

Gal Costa, Caetano Veloso Programa do Jô. Postagem 06.nov.2011. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=K4LHqlR-1-c> Acesso em 16.ago.2023.

Gal Costa “Neguinho” ao vivo. Canal Gal Costa. Postado em 11.mar.2013. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=0OPisTJxkj8 > Acesso em 16.ago.2023.

Neguinho. Entrevista. Canal: mbreverso; Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=RZpAk_vl7JY&t=170s> Acesso em 21.nov.2022.

Marina Lima (Garota de Ipanema). Canal: Marina Lima; Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=UvLjxt8iMB8&t=15s > Acesso em 29 jul. 2023.

Rita Lee - All My Loving. Canal: Deck. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KpjWMR2lgaE > Acesso em 29 jul. 2023.

Neguinho. Canal: Victor Bastos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iil4VOI-DnQ > Acesso em 29 jul. 2023

Gal Doc.recanto Extras do DVD. Canal Dam Evangelista. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TUGwMPNS80g&t=6s>. Acesso em 20 dez. 2023.

Recanto.doc. Direção Clara Cavour, Dora Jobim, Gabriela Gastal [Samba Filmes]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TUGwMPNS80g>.Acesso em 29 jul. 2023.

Referências fonográficas

Gal Costa. Recanto. Universal Music, 2011.

Marina Lima. Próxima Parada, Philips,1989.

Rita Lee. Aqui, Ali, em Qualquer Lugar, Abril Music, 2001.

Downloads

Publicado

2024-01-05

Como Citar

Azevedo, C. (2024). Gêneros musicais e expectativa: uma experiência com testes de recepção sobre a canção “Neguinho”, gravada por Gal Costa. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(2), 149–172. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12934

Edição

Seção

Dossiê temático