Sobre memória, criação musical e Paulinho da Viola
Palavras-chave:
Memória e Criação MusicalResumo
Apresentação do dossiê temático "Memória e Criação Musical".
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador. In: Walter Benjamin. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994c, p. 197-221.
BERGSON, Henri. A consciência e a vida. In: A energia espiritual. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. 1-27.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças dos velhos. 18. ed. São Paulo: Companhia da Letras, 1995.
COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras: o sentido de tradição em Paulinho da Viola. – 2. ed. rev e ampl. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.
DA VIOLA, Paulinho. Encarte de Memórias cantando. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, p1976a
DA VIOLA, Paulinho. Encarte de Memórias chorando. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, p1976b
DA VIOLA, Paulinho. Depoimento concedido a Mário Sève na casa de Paulinho da Viola. Rio de Janeiro, 1 abr. 2019. 90 min.
DA VIOLA, Paulinho. Dança da Solidão. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, p1972. 1 LP.
DA VIOLA, Paulinho. Nervos de aço. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, p1973. 1 LP.
DA VIOLA, Paulinho. Memórias cantando. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, p1976a. 1 LP.
DA VIOLA, Paulinho. Memórias chorando. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, p1976b. 1 LP.
DA VIOLA, Paulinho. Bebadosamba. Rio de Janeiro: BMG, p1996. 1 CD.
DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. 2ª edição, 1ª reimpressão. São Paulo: Editora 34, 2020. 160 p.
FERREIRA, Amauri. Introdução à filosofia de Henri Bergson. Brasil: WDurant, 2015. 120p. Disponível em: https://www.amauriferreira.com.
GONDAR, Jô. Cinco proposições sobre memória social. In: DODEBEI, V; FARIAS, F; GONDAR, J. (Orgs.) Por que memória social? Rio de Janeiro: Morpheus, 2015.
HALBWACHS, Maurice. Memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
HALBWACHS, Maurice. Los marcos sociales de la memoria. Barcelona: Antrophos Editorial, 2004.
LOPES, Nei. Partido alto: samba de bamba. Rio de Janeiro: Pallas, 2008.
MÁXIMO, João. Paulinho da Viola: sambista e chorão. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Prefeitura, 2002.
MACIEL Jr., Auterives. A memória cósmica e a emoção criadora. In: BARRENECHEA, M. A. As dobras da memória. Rio de Janeiro:7 Letras, 2008.
MACIEL Jr., Auterives. O todo aberto: duração e subjetividade em Henri Bergson. Rio de Janeiro+
Arquimedes Edições, 2017.
NAMER, Gerárd. Posfácio. In: HALBWACHS, Maurice. Los marcos sociales de la memoria. Barcelona: Antrophos Editorial, 2004.
PAULINHO DA VIOLA — MEU TEMPO É HOJE. Documentário dirigido por Izabel Jaguaribe, com argumentos e entrevistas de Zuenir Ventura. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, p2003. 1 DVD.
PEREIRA, Luis Costa. O mar que me navega: sintonias filosóficas em Paulinho da Viola. 2011. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de São Paulo.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 3-15, 1989.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. Tradução Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: UNESP, 2001.
SÈVE, Mário. Os saraus de Paulinho da Viola: choros, valsas e memórias. 2019. Tese (Doutorado em Música). Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
SÈVE, Mário. Uma seresta para Guinga: reflexões sobre a memória na criação musical. XXXII CONGRESSO DA ANPPOM, 2022, Natal, Rio Grande do Norte. Anais... Disponível em < https://anppom-congressos.org.br/index.php/xxxiicongresso/xxxiiCongrAnppom/paper/view/1069 >. Acesso em: 23 dez 2023.
VELHA GUARDA DA PORTELA. O Mistério do Samba. Documentário com roteiro de Carolina Jabour e Lula Buarque de Holanda. Rio de janeiro: Conspiração Filmes, 2008. I DVD.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.