A DIALÉTICA DO SENHOR E DO ESCRAVO

CARNAVAL, DISPUTAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS

Autores

  • Thiago de Souza Borges Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (doutorando)

Palavras-chave:

Relações Raciais, Carnaval, Cultura

Resumo

Em diálogo com algumas obras de Clóvis Moura e outras bibliografias, o presente artigo trata da formação daquilo que o sociólogo chama de “cultura negra de resistência”, em um contexto marcado pela relação dialética das duas principais classes sociais do período escravista, a dos “senhores” e dos “escravizados”, bem como as relações sociais e raciais no período pós-abolição. O texto apresenta ainda uma breve discussão sobre a corrente historiográfica denominada de “Nova História Cultural” e as suas possíveis contribuições no sentido de oferecer ferramentas teóricas para o estudo das construções simbólicas brasileiras. O objetivo principal é apresentar caminhos para pensar as elaborações culturais e simbólicas da população negra no Brasil, principalmente no carnaval de rua carioca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Souza Borges, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (doutorando)

Thiago de Souza Borges é bacharel em História, mestre e doutorando em música no PPGM da UNIRIO. Membro do Coletivo Negro e Grupo de Pesquisa Elza Soares, pesquisador do Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ e do GPEMUDA. Mais conhecido como Thiago Kobe, já tocou com diversos artistas importantes da música popular, tendo também atuado diversas vezes como músico contratado em algumas das principais orquestras sinfônicas do Rio de Janeiro. E-mail de contato: thiago.kobe@gmail.com

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo Estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2020.

BARBOSA, Muryatan S. Por uma Descolonização das Relações Étnico-Raciais e do Brasil: A visão de Guerreiro Ramos. A Questão Étnico-Racial e o Brasil: ensaios, artigos e outros textos (1949-73). 1a. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e Branquitude no Brasil. Psicologia Social do Racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2014a.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Notas sobre a expressão da branquitude nas instituições. Identidade, Branquitude e Negritude: contribuições para a psicologia social no Brasil: novos ensaios, relatos de experiência e de pesquisa. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014b.

BENTO, Maria Aparecida Silva. O Pacto da Branquitude. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresarias e no poder público. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, 2002.

BORGES, Thiago de Souza. A revitalização do carnaval carioca: um contexto de disputas políticas e étnico raciais. DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, v. 26, n. 1, p. 33–46, 1 nov. 2022.

Disponível em: http://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12626. Acesso em: 4 abr. 2023.

BORGES, Thiago de Souza. Carnaval carioca e práxis-sonora: o batuque enquanto um fazer político afro-brasileiro. Revista Música e Cultura, v. 13, n. 1, p. 107–131, 2024. Disponível em: https://www.abet.mus.br/wp-content/uploads/2024/01/Carnaval-Carioca-e-Praxis-Sonora.pdf.

BORGES, Thiago de Souza. Na Luta é Que a Gente Se Encontra: uma análise etnomusicológica do Bloco Revolucionário do Proletariado “Comuna Que Pariu!” 2023. Dissertação de Mestrado – UNIRIO, Rio de Janeiro, 2023.

BRASIL, Eric. Carnavais da Abolição: Diabos e Cucumbis no Rio de Janeiro (1879-1888). 2011. Dissertação de Mestrado – UFF, Niterói, RJ, 2011.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929 - 1989): a revolução francesa da historiografia. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2010.

BURKE, Peter. O Que é História Cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BUSCÁCIO, Gabriela Cordeiro. “A Chama Não Se Apagou”: Candeia e a GRAN Quilombo - movimentos negros e escolas de samba nos anos 70. [S. l.]: Instituto de Ciências Humanas e Filosofia Universidade Federal Fluminense, 2005.

CANDEIA; Isnard. Escola de Samba: a árvore que esqueceu a raiz. 1. ed. Rio de Janeiro: Lidador/SEEC, 1978.

CARNEIRO, Sueli. Política Cultural e Cultura Política: contradições e/ou complementaridades. Escritos de uma vida. São Paulo: Jandaíra, 2020.

COUTINHO Eduardo Granja. A comunicação do oprimido e outros ensaios. Rio de Janeiro: Mórula, 2014.

CUNHA, Maria Clementina Pereira. Ecos da Folia : uma história social do carnaval carioca entre 1880 e 1920. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

DEUS, Zélia Amador de. Os herdeiros de ananse: movimento negro, ações afirmativas, cotas para negros na universidade. 2008. Belém: Universidade Federal do Pará, 2008.

FERNANDES, Florestan. A Integração Do Negro Na Sociedade De Classes - Volume 1. São Paulo: Globo, 2008.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2018.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

MAMIGONIAN, Beatriz Galotti; GRINBERG, Keila. Lei de 1831. Dicionário da Escravidão e Liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

MOURA, Clóvis. Dialética Radical do Negro. 3. ed. São Paulo: Anita Garibaldi, 2020.

MOURA, Clóvis. Quilombos: resistência ao escravismo. 3a. São Paulo: Editora Ática, 1993.

MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4a. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro: Processo de um racismo mascarado. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

NASCIMENTO, Abdias. O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.

NASCIMENTO, Beatriz. Kilombo e memória comunitária: Um estudo de caso. Uma História Feita Por Mãos Negras: relações raciais, quilombos e movimentos. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. O Carnaval das Letras: literatura e folia no Rio de Janeiro do século XIX. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2004.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História cultural. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

RAMOS, Alberto Guerreiro. A Questão Étnico-Racial e o Brasil: ensaios, artigos e outros textos (1949-73). 1a. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

REIS, João J. Tambores e Temores: a festa negra na bahia na primeira metade do século XIX. Carnavais e Outras F(r)estas: Ensaios de história social da cultura. Campinas: UNICAMP, 2002.

SANFILIPPO, Lucio Bernard. Agueré caminhos de transbordamento na afro-diáspora. 2016. Dissertação de Mestrado – UERJ, Rio de Janeiro, 2016.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Confluências Sociais: uma contribuição para o seminário da TM. Colonização, Quilombos: modos e significações. Brasília: AYÔ, 2023.

SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a forma social negro brasileira. Rio de Janeiro: MAUAD, 2019.

SODRÉ, Muniz. Samba, o Dono do Corpo. 2a. Rio de Janeiro: MAUAD, 1998.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

de Souza Borges, T. (2025). A DIALÉTICA DO SENHOR E DO ESCRAVO: CARNAVAL, DISPUTAS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e2925D3. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13220

Edição

Seção

Dossiê temático - Aquilombamento