O MESTRE DE SOKKA
A RELAÇÃO MESTRE/APRENDIZ NO UNIVERSO AVATAR A LUZ DA TRADIÇÃO DA PERFORMANCE INSTRUMENTAL ERUDITA OCIDENTAL
Palavras-chave:
RELAÇÃO MESTRE-APRENDIZ, PERFORMANCE MUSICAL, ANÁLISE NARRATIVAResumo
Este ensaio explora o paralelismo entre o processo de aquisição de habilidades em um instrumento musical e a narrativa do episódio 4 da terceira temporada da animação “Avatar: A Lenda de Aang”. Destacando a relação Mestre/Aprendiz, o texto propõe analogias entre a trajetória de Sokka para se tornar um espadachim e o processo de formação de instrumentistas, via análise narrativa, enfatizando a busca pelo métier da técnica e interpretação musical. Ao relacionar a ficção com a realidade do ensino musical, critica-se a ideia de que há uma oposição entre técnica e arte, defendendo que, na tradição do modelo mestre-aprendiz, elas se complementam. O texto também aborda questões contemporâneas, como relatos contidos na dissertação de Moura (2013). Ao final, o ensaio sugere uma reflexão sobre a relação mestre/aprendiz como uma construção coletiva do conhecimento, visando um futuro mais criativo e colaborativo, em que a memória dos professores e a aspiração dos aprendizes se baseiem no desejo mútuo por um desenvolvimento artístico e pessoal.
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