O MESTRE DE SOKKA

A RELAÇÃO MESTRE/APRENDIZ NO UNIVERSO AVATAR A LUZ DA TRADIÇÃO DA PERFORMANCE INSTRUMENTAL ERUDITA OCIDENTAL

Autores

  • Thayná Aline Bonacorsi Xavier USP

Palavras-chave:

RELAÇÃO MESTRE-APRENDIZ, PERFORMANCE MUSICAL, ANÁLISE NARRATIVA

Resumo

Este ensaio explora o paralelismo entre o processo de aquisição de habilidades em um instrumento musical e a narrativa do episódio 4 da terceira temporada da animação “Avatar: A Lenda de Aang”. Destacando a relação Mestre/Aprendiz, o texto propõe analogias entre a trajetória de Sokka para se tornar um espadachim e o processo de formação de instrumentistas, via análise narrativa, enfatizando a busca pelo métier da técnica e interpretação musical. Ao relacionar a ficção com a realidade do ensino musical, critica-se a ideia de que há uma oposição entre técnica e arte, defendendo que, na tradição do modelo mestre-aprendiz, elas se complementam. O texto também aborda questões contemporâneas, como relatos contidos na dissertação de Moura (2013). Ao final, o ensaio sugere uma reflexão sobre a relação mestre/aprendiz como uma construção coletiva do conhecimento, visando um futuro mais criativo e colaborativo, em que a memória dos professores e a aspiração dos aprendizes se baseiem no desejo mútuo por um desenvolvimento artístico e pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thayná Aline Bonacorsi Xavier, USP

Mestre em performance pelo programa de Processos e Práticas de Construção e Expressão Musicais na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bacharel em Viola e licenciada em artes com habilitação em música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é doutoranda na Universidade de São Paulo e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom-ECA-USP). Email: bonacorsithayna@gmail.com.

Referências

BAPTISTA, André. Funções da música no cinema: contribuições para a elaboração de estratégias composicionais. Dissertação. Minas Gerais: UFMG, 2007.

BORÉM, Fausto; RAY, Sonia. Pesquisa em performance musical no Brasil no século XXI: problemas, tendências e alternativas. Anais do SIMPOM, n. 2, 2012.

BOURDIEU, P. La noblesse d´État: grandes écoles et esprit de corps. Paris: Minuit, 1989.

BYLSMA, Anner. Bach: The Fencing Master. Amsterdam: The Fencing Mall, 1998

CATANI, A. M. As possibilidades analíticas da noção de campo social. In: Educação & Sociedade, v. 32, n.114, jan. 2011. Campinas: USP, 2011.

CUERVO, Luciane. Contribuições das neurociências para a aprendizagem musical: possibilidades no estudo da flauta doce. In: Mostra internacional de flauta doce: performance e didática, vol.1, p. 43-48, Florianópolis: UDESC, 2013.

DAHL, Per. Music and Knowledge: A performer's Perspective. Brill, 2017.

FERREIRA, Nelson Pinho. O método de Pilates no Desenvolvimento da Performance Trompetística. Tese de Doutorado. Porto: Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

LAGE, Guilherme M. et al. Aprendizagem motora na performance musical: reflexões sobre conceitos e aplicabilidade. In: Per Musi, v. 5, n. 6, p. 14-27. Belo Horizonte: UFMG, 2002.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2021.

MOTA, Bianca Zaene Rodrigues. Entre o fato, a memória e o narrado: reflexões a partir do desenho animado Avatar, a lenda de Aang. In: Ars Historica, n. 17, p. 139-149. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018.

MOURA, Kelly Davis Cruz. A relação professor-aluno: uma abordagem a partir do curso superior de violino em uma universidade brasileira. Dissertação (Mestrado em Música). Rio de Janeiro: Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.

PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. O corpo no processo ensino-aprendizagem de instrumentos musicais: percepção de professores. Dissertação (Mestrado em Educação) Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2005.

PEGORARO, Celbi Vagner Melo. Fantasia e uma nova dimensão sonora: Convergência de linguagens musical, artística e cinematográfica. In: Anagrama, São Paulo, v. 5, n. 4, pp. 1-14, 2012.

SANTOS, Luís Otávio et al. A chave do artesão: um olhar sobre o paradoxo da relação mestre/aprendiz e o ensino metodizado do violino barroco. Tese (doutorado) Campinas: Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, 2011. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284454. Acesso em: 13 jan. 2025.

SANTOS, Jussara Resende Costa. Formação de conceitos: promovendo mudanças qualitativas no processo ensino e aprendizagem. Tese (doutorado). Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2014.

TEIXEIRA, Mário Jorge Peixoto. O Tai Chi Chuan na percussão. Tese de Doutorado. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2013.

VIEIRA, Sandra Lavajo. Pertinência da prática do yoga no ensino vocacional de música. Tese de Doutorado. Castelo Branco: Escola Superior de Artes Aplicadas, 2019.

WEBER, Vanessa. Tornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéis. Dissertação (Mestrado em Educação). Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2014.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Bonacorsi Xavier, T. A. (2025). O MESTRE DE SOKKA: A RELAÇÃO MESTRE/APRENDIZ NO UNIVERSO AVATAR A LUZ DA TRADIÇÃO DA PERFORMANCE INSTRUMENTAL ERUDITA OCIDENTAL. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e292505. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13310

Edição

Seção

Artigos