DIALOGISMO E ATO RESPONSIVO NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL
UMA ANÁLISE DE “ESTUDIO SIN LUZ” DE ANDRÉS SEGÓVIA
Palavras-chave:
dialogismo, ato responsável, expressividade, interpretação musical, violão clássicoResumo
Essa pesquisa aborda as questões dialógicas em um contexto analítico na obra para violão denominada “Estudio Sin Luz”, do violonista e compositor espanhol Andrés Segóvia. A hipótese para a via interpretativa adotada baseia-se na imagem proposta pelo título da peça, isto é, a ausência de luz. Discutiremos, assim, como as tomadas de decisões expressivas pode ser modificadas por meio dessa interpretação, entendida como posição responsiva do músico. Nota-se que o nome da obra se deu a partir de uma cirurgia que o compositor fez nos olhos, sofrendo uma cegueira temporária. As implicações da falta de luz podem, então, ser analisadas também a partir do idiomatismo instrumental, fundamentado pelo posicionamento de mãos e escolhendo menor utilização de saltos no braço do instrumento. A partir dessa perspectiva, questionamos os meios técnicos a serem adotados para efetivar a imagem na dimensão timbrística da interpretação, discutindo aspectos motores que viabilizam tais decisões, considerando regiões tonais e possíveis “cores” que a execução pode externar. Como aparato teórico e metodológico utilizaremos os livros Para uma Filosofia do Ato Responsável de Mikhail Bakhtin, partindo do pressuposto do ato responsivo do intérprete imanente à obra, e Problemas da Poética de Dostoiévski e Estética da Criação Verbal, do mesmo autor, de onde adotamos o conceito de dialogismo.
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