DIALOGISMO E ATO RESPONSIVO NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL

UMA ANÁLISE DE “ESTUDIO SIN LUZ” DE ANDRÉS SEGÓVIA

Autores

  • Caio Cezar Braga Bressan UFMS
  • William Teixeira UFMS

Palavras-chave:

dialogismo, ato responsável, expressividade, interpretação musical, violão clássico

Resumo

Essa pesquisa aborda as questões dialógicas em um contexto analítico na obra para violão denominada “Estudio Sin Luz”, do violonista e compositor espanhol Andrés Segóvia. A hipótese para a via interpretativa adotada baseia-se na imagem proposta pelo título da peça, isto é, a ausência de luz. Discutiremos, assim, como as tomadas de decisões expressivas pode ser modificadas por meio dessa interpretação, entendida como posição responsiva do músico. Nota-se que o nome da obra se deu a partir de uma cirurgia que o compositor fez nos olhos, sofrendo uma cegueira temporária. As implicações da falta de luz podem, então, ser analisadas também a partir do idiomatismo instrumental, fundamentado pelo posicionamento de mãos e escolhendo menor utilização de saltos no braço do instrumento. A partir dessa perspectiva, questionamos os meios técnicos a serem adotados para efetivar a imagem na dimensão timbrística da interpretação, discutindo aspectos motores que viabilizam tais decisões, considerando regiões tonais e possíveis “cores” que a execução pode externar. Como aparato teórico e metodológico utilizaremos os livros Para uma Filosofia do Ato Responsável de Mikhail Bakhtin, partindo do pressuposto do ato responsivo do intérprete imanente à obra, e Problemas da Poética de Dostoiévski e Estética da Criação Verbal, do mesmo autor, de onde adotamos o conceito de dialogismo. 

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Referências

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Publicado

2024-12-08

Como Citar

Braga Bressan, C. C., & Teixeira, W. (2024). DIALOGISMO E ATO RESPONSIVO NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL: UMA ANÁLISE DE “ESTUDIO SIN LUZ” DE ANDRÉS SEGÓVIA. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 28, e282406. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13323

Edição

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Artigos