O SOM NOS ESTUDOS PARA PIANO DE CHOPIN: PREMISSAS À MÚSICA DO SÉCULO XX
Palavras-chave:
Estudos, Frederich Chopin, Sonoridade, Harmonia, TimbreResumo
O gênero musical Estudo desenvolve-se no século XX como também um gênero de investigação composicional para além das questões mecânicas instrumentais relacionadas a performance musical. Os Estudos, nesse momento, passam a favorecer a experimentação de determinados materiais e técnicas composicionais numa espécie de laboratório de criação. Nesse artigo buscamos olhar para o final do século XIX, observando a transição desse perfil através dos Estudos para piano de Frederich Chopin, do qual trouxeram diversas críticas à “escola do mecanismo” propondo renovações tanto na pedagogia da performance quanto no próprio conceito composicional de Estudo. Nesse sentido, trazemos a hipótese de que os Estudos de Chopin podem apresentar as premissas que seriam amplificadas em Claude Debussy e que viriam a ser consideradas no século XX como um novo paradigma na composição musical: a idéia de uma sonoridade funcional proposta por Makis Solomos e Didier Guigue.
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