O SOM NOS ESTUDOS PARA PIANO DE CHOPIN: PREMISSAS À MÚSICA DO SÉCULO XX
Palabras clave:
Estudos, Frederich Chopin, Sonoridade, Harmonia, TimbreResumen
O gênero musical Estudo desenvolve-se no século XX como também um gênero de investigação composicional para além das questões mecânicas instrumentais relacionadas a performance musical. Os Estudos, nesse momento, passam a favorecer a experimentação de determinados materiais e técnicas composicionais numa espécie de laboratório de criação. Nesse artigo buscamos olhar para o final do século XIX, observando a transição desse perfil através dos Estudos para piano de Frederich Chopin, do qual trouxeram diversas críticas à “escola do mecanismo” propondo renovações tanto na pedagogia da performance quanto no próprio conceito composicional de Estudo. Nesse sentido, trazemos a hipótese de que os Estudos de Chopin podem apresentar as premissas que seriam amplificadas em Claude Debussy e que viriam a ser consideradas no século XX como um novo paradigma na composição musical: a idéia de uma sonoridade funcional proposta por Makis Solomos e Didier Guigue.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Essai sur Wagner (1936). Trad. Hans Hildenbrand et Alex Lindenberg, Paris, Gallimard, 1966.
CAESAR, R. A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem. In 23° Anppom, Natal, 2013.
CASSAROTI, João Paulo. Chopin the teacher. In: https://www.forte-piano-pianissimo.com/Chopin-the-Teacher.html
CHO, Sun-Im. Johann Nepomuk Hummel’s piano etudes, op. 125: a pedagogical analysis. Doutorado, New York University, 2012.
CHOPIN, Frederich. Douze Grandes Études Op. 10. Ed........Rev. Karol Mikuli, Leipzig ,1833.
________. Douze Études Op. 25. Paris, 1837.
________. Trois Nouvelles Études. Paris, 1840.
DAMSCHRODER, David. Harmony in Chopin. Cambridge Press. University of Minnesota, 2015.
DELALANDE, François. Le son des musiques. Entre technologie et esthétique. Paris: INA-Buchet/Chastel, 2001.
EIGELDINGER, Jean-Jacques. Chopin: Pianist and teacher as seen by his pupils. Cambridge University Press. Madrid, 1986.
FERRAZ, Silvio. Livro das sonoridades [notas dispersas sobre composição]. Ed. 7letras, 2005.
GANZ, Peter. The Development of the Etude for Piano. Mestrado, Northwestern University, I960.
GIESEKING, Walter; LEIMER, Karl. Piano Technique. Theodore Presses, 1938.
GUIGUE, Didier. Estética da Sonoridade: A Herança de Debussy na Música para Piano do Século XX. Ed. Perspectiva. CNPQ; UFPB, 2011.
HEROLD, Nathalie. Timbre and form : timbral dimension of form in the piano music of the first half of the nineteenth century. Thèses de doctorat, Université de Strasbourg, 2011.
HOLLAND, Jeanne. Chopin’s teaching and his students. Mestrado, UNC, 1972.
HUMMEL, Johann Nepomuk. A Complete Theoretical and Practical Course of Instructions on the art of Playing the Pianoforte Commencing with the Simplest Elementary Principles and Including Every Information Requisite to the Most Finished Style of Performance. London: Boosey, 1828.
JASIŃSKA, Danuta. Sketch for a portrait of Kalkbrenner and Chopin. Interdisciplinary Studies in Musicology 9, Adam Mickiewicz University, Poznań, Poland, 2011
KIM, Min Joung. The Chopin Études: a study guide for teaching and learning opus 10 and opus 25. Doutorado, University of North Texas, 2011.
KLEIN, Andreas. The Chopin Etudes: An Indispensable Pedagogical Tool for Developing Piano Technique. MI: University Microfilms, 1989.
MACCABE, Patricia Chu-Li. The Piano Pedagogy of Frederic Chopin. Mestrado, SJSU, 1984.
MEIER, Marilyn Anne. Chopin: Twenty-Four Preludes Opus 28. Doutorado, UW, 1993.
MOTTE, Dieter de la. Armonia. Barcelona: Editorial Labor, 1976.
PURSWELL, Joan M. Chopin as a Teacher. Clavier, 23 (October 1979): 16-19. NY: Norton, 1973.
ROSEN, Charles. A geração Romântica. São Paulo: Edusp, 2000.
SOLOMOS, Makis. De la musique au son: l’emergence du son das la musique des Xxe-XXIe siècles. Presses Universitaires de Rennes, 2013.
WAGNER, Edyth. History of the Piano Etude. American Music Teacher 9/2, Sept.-Oct. 1959.
YANG, Ching-Ling. The Development of the Piano Etude from Muzio Clementi to Anton Rubinstein: A Study of Selected Works from 1801 to 1870. MI: University Microfilms, 1998.