O SOM NOS ESTUDOS PARA PIANO DE CHOPIN: PREMISSAS À MÚSICA DO SÉCULO XX

Autores/as

  • RICARDO HENRIQUE SERRÃO Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Palabras clave:

Estudos, Frederich Chopin, Sonoridade, Harmonia, Timbre

Resumen

O gênero musical Estudo desenvolve-se no século XX como também um gênero de investigação composicional para além das questões mecânicas instrumentais relacionadas a performance musical. Os Estudos, nesse momento, passam a favorecer a experimentação de determinados materiais e técnicas composicionais numa espécie de laboratório de criação. Nesse artigo buscamos olhar para o final do século XIX, observando a transição desse perfil através dos Estudos para piano de Frederich Chopin, do qual trouxeram diversas críticas à “escola do mecanismo” propondo renovações tanto na pedagogia da performance quanto no próprio conceito composicional de Estudo. Nesse sentido, trazemos a hipótese de que os Estudos de Chopin podem apresentar as premissas que seriam amplificadas em Claude Debussy e que viriam a ser consideradas no século XX como um novo paradigma na composição musical: a idéia de uma sonoridade funcional proposta por Makis Solomos e Didier Guigue.

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Biografía del autor/a

RICARDO HENRIQUE SERRÃO, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professor Substituto do curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bacharel em Violão Clássico pela Unicamp sob orientações de Fabio Scarduelli e Paulo Martelli, mestre em Composição Musical pela Unicamp sob orientação da Profa. Dra. Denise Hortência Lopes Garcia e doutorando em Sonologia pela USP-São Paulo sob orientação do Prof. Dr. Silvio Ferraz, Ricardo Henrique desenvolve pesquisas em música nas áreas de performance, composição e análise musicais. Como performer, atua em campos da música clássica e popular brasileira tendo realizado apresentações em diversos locais como SESC Campinas, SESC Interlagos, SESI Araraquara, Circuito Cpfl Parklett Musical, Movimento Violão - Jovens Virtuoses, Simpósio Internacional da UFMG, Seminário Milton Nunes, Seminário de Violão de Rio Claro, dentre outros. Em música de camera, conquistou os prêmios de 1° lugar no Concurso Nacional Musicalis (2013); 2° lugar no Concurso internacional Raul Sánchez Clagett de Violão (Uruguai, 2013) e 1° lugar no Concurso de Violão Souza Lima (2017) além de, no ano de 2014, ter sido solista convidado pela Orquestra Comunitária da Unicamp para a performance da "Suíte concertante para Violão e orquestra" de Edino Krieger. Foi professor no curso de Violão da Escola Livre de Música da Unicamp entre os anos de 2011 e 2015; como professor assistente da graduação em música da Unicamp nas disciplinas de Harmonia do Classicismo, Harmonia do Romantismo e Harmonia do século XX. Atualmente é professor substituto nas disciplinas de performance musical (Violão e Música de Câmara) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tem atuado como pesquisador desde 2014 em pesquisas voltadas a performance e análise do repertório musical dos séculos XX e XXI junto de grupos de pesquisa no NICS e CDMC Unicamp.
 

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Publicado

2020-01-25

Cómo citar

SERRÃO, R. H. (2020). O SOM NOS ESTUDOS PARA PIANO DE CHOPIN: PREMISSAS À MÚSICA DO SÉCULO XX. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (23). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9716