(BOURDIEUSIANDO) PRÁTICAS DE SELEÇÃO VOCAL EM COROS ESCOLARES
Palavras-chave:
Coral infantil, Educação Básica, Seleção vocal, Pierre Bourdieu, Talento inatoResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa de doutorado concluída e visa compreender as práticas de dez professores de coros escolares mineiros, no ensino de crianças que ainda não desenvolveram a afinação vocal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, que produz dados a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, após a aprovação do projeto pelo Comitê de Pesquisa e Ética com Seres Humanos. Os dados que emergem das entrevistas são analisados por meio de processos de codificação e de categorização, cujos referenciais são Bogdan e Biklen (1994) e Farias, Impolcetto e Benites (2020). Os dados históricos surgem de artigos publicados na Revista do Ensino, criada em 1925 pela Diretoria da Instrução do Governo de Minas Gerais. A teoria utilizada para a compreensão do objeto de estudo é a noção de Pierre Bourdieu de que práticas sociais são fruto de habitus e capital, sob a influências das forças que atuam em um campo. A pesquisa conclui que os professores entrevistados adotam práticas de seleção vocal, explicitas e tácitas, em seus coros escolares. Em parte, essas práticas resultam da falta de formação na área e das condições de trabalho fornecidas pelas instituições escolares, tais como: tempo de aula reduzido; excesso de alunos por aula; inadequação dos espaços físicos e supervaloriação do produto artístico em detrimento do processo educativo-musical.
Downloads
Referências
BARROS, M. R. F.; CHAGAS, R.; ABREU, V. S.; SILVA, R. E. O. da; SANTOS, W. C. R. dos; HERRMANN, M. Bivalves Límnicos da família Hyriidae indicam potencial para um cultivo de pérolas na região tropical do Brasil. In: 17º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE CIÊNCIAS DO MAR – COLACMAR´2017. Anais. Balneário Camburiú (SC), 13 a 17 de novembro de 2017, p.1666-1677.
BARTLE, Jean Ashworth. Sound Advice: Becoming A Better Children´s Choir Conductor. New York: Oxford University Press, 2003.
BOGDAN, R; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu avec Löic Wacquant. Paris: Seuil, 1992.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Lisboa: Fim de Século, 2003.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Classes e classificações. In: A Distinção - crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP/Ed. Zouk, 2007, p.434 - 440.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA e CATANI (Orgs). Escritos de Educação. Petrópolis: Editora Vozes, 1998 [1979], p. 71 - 80.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas - sobre a teoria da ação. Campinas: Editora Papirus, 1996.
BOURNE, Patricia. Inside the Elementary School Chorus: Instructional Techniques for the Non-Select Children´s Chorus. Dayton: Heritage Music Press, 2009.
EUTRÓPIO, José. Do Canto nas Escolas: sua utilidade. Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.1, n.1, p. 23, mar. 1925a. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2020.
EUTRÓPIO, José. Do Canto nas Escolas (continuação). Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.1, n.3, p. 68 - 69, mai. 1925b. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2020.
EUTRÓPIO, José. Do Canto nas Escolas (continuação). Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.1, n.4, p. 102 - 103, jun. 1925c. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2020.
FARIAS, Alison Nascimento; IMPOLCETTO, Fernanda Moreto; BENITES, Larissa Cerignoni. A análise de dados qualitativos em um estudo sobre educação física escolar: o processo de codificação e categorização. Revista Pensar a Prática, v. 23, 2020. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/fef/article/view/57323>. Acesso: 17 de mai. de 2023.
FONSECA, Hilda S. Soares. Orientação Musical de acordo com o Desenvolvimento Psíquico da Criança em Idade Escolar. Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.30, n. 210, p.103 - 113, dez. 1961. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2020.
FONTERRADA, M. T. de O.. De Tramas e Fios: Um ensaio sobre música e educação. (2ed.), São Paulo: FUNARTE/Editora UNESP, 2008.
KEBACH, Patricia Fernanda Carmen. Desenvolvimento musical: questão de herança genética ou de construção? Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 17, 39 – 48, set. 2007. Disponível em: <http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/279>. Acesso: 14 set. 2022.
LAUTERSTEIN, Eva. El coro en la escuela: actividades y juegos para el aula coral / prólogo de Violeta Hemsy de Gainza. 1ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2020.
MARCUSCHI, L. A. Análise da conversação. São Paulo: Ática, 1986. (Série Princípios).
MÁRSICO, Leda Osório. Coro escolar. In: MÁRSICO, L.O. A voz infantil e o desenvolvimento músico-vocal. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1979.
MATON, Karl. Habitus. In: Michael Grenfell (Ed.). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Trad. Fábio Ribeiro – Petrópolis: Editora Vozes, 2018.
MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. Hysteresis. In: CATANI, A. M. et al (Orgs.). Vocabulário BOURDIEU. 1ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017, p.228-229.
MOTA, C. R.; ANDRADE, D.; LINHARES, L. B. Canto Coral e Muda Vocal na Educação Básica: contribuições para a formação do educador musical. In: XX CONGRESSO ANUAL DA ABEM, 2011, Vitória. Anais da Revista da ABEM 2011, 2011. p. 556-564. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/331498861_XX_Congresso_Nacional_da_Associacao_Brasileira_de_Educacao_Musical_Educacao_Musical_para_o_Brasil_do_Seculo_XXI_Canto_coral_e_muda_vocal_na_educacao_basica_contribuicoes_para_a_formacao_do_educador_mu>. Acesso: 27 jun. 2022.
OLIVEIRA, Flávio Couto e Silva de. O canto civilizador: música como disciplina escolar nos ensinos primário e normal de Minas Gerais durante as primeiras décadas do século XX. 2004. 227f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social – História da Educação) – Faculdade de Educação – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85NQDX>. Acesso: 18 abr. 2024.
PHILLIPS, Kenneth H. Teaching Kids to Sing. 2ed. Boston: Schirmer Centage Learning, 2014.
RUTKOWSKI, Joanne. The Measurement and Evaluation of Children´s Singing Voice Development. The Quarterly, vol. 1, n. 1 & 2, 1990, p. 81 – 93. Disponível em: <http://www-usr.rider.edu/~vrme/v16n1/visions/spring10>. Acesso: 28 jul. 2021.
SETTON, M. G. J.. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, Mai/Jun/Jul/Ago, n. 20, p. 60 – 154, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/mSxXfdBBqqhYyw4mmn5m8pw/. Acesso: 20 out. 2022.
SILVA, Gil Alves. Uranografia: A História das Constelações. Monografia (Astronomia) – Departamento de Astronomia, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2003. 151p.
SOBREIRA, Silvia. O canto como elemento de musicalização. In: Sobreira, Silvia. (Des)afi(n)ando a escola. 1ed. Brasília: Musimed, 2013.
VALLAINCOURT, Josée. Le developpment de la voix chantée chez l´enfant et la formation des enseignants de musique : un lien manifeste. In: La voix et léducation musicale: Contribution à la réflexion et à l´action pédagogique (II). Org. Pascal Terrien et Jen-Luc Leroy. Paris: L´Harmattan, 2012.
VASCONCELLOS, Branca de Carvalho; BOLIVAR, Arduíno (Orgs.). Cancioneiro escolar. Belo Horizonte: 1925. Disponível na Seção Mineiriana da Biblioteca Pública de Minas Gerais Professor Luís de Bessa, Belo Horizonte.
VASCONCELLOS, Branca de Carvalho. O canto nas escolas. O canto por audição: suas vantagens. Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.2, n.13, p.130 - 133, abr. 1926a. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2020.
VASCONCELLOS, Branca de Carvalho. O canto nas escolas. A Voz. Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.2, n.16 - 17, p.322 - 326, jul./ago. 1926b. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2020.
VASCONCELLOS, Branca de Carvalho. O canto nas escolas. Os cuidados com a voz. Revista do Ensino. Orgam Official da Directoria da Instrução, Bello Horizonte, v.2, n.18, p.352 - 355, out. 1926c. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175010>. Acesso: 26 dez. 2020.
WACQUANT, Loic. Esclarecer o Habitus. Educação & Linguagem. v.10, n.16, p.63-71, 2007. Disponível em:< https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v10n16p63-71 >. Acesso: 01 set. 2021.
WELCH. Graham F. Early Childhood Musical Development. Research Studies in Music Education, 11 (1), Aug. 2002, p.113 – 128. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/225267334_Early_Childhood_Musical_Development>. Acesso: 28 jul. 2021.
WELCH. Graham F. A Developmental View of Children´s Singing. British Journal of Music Education, v.3, n.3, November 1986, p. 295 – 303. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/231925390_A_Developmental_View_of_Children's_Singing>. Acesso: 21 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.