A VOZ E A RABECA DE FABIÃO DAS QUEIMADAS NO SÉC. XIX/XX

NOTAS SOBRE OS REGIMES EDITORIAIS E AUDITORIAS QUE CARACTERIZARAM A CANTORIA DE UM AFRODESCENDENTE NO CONTEXTO ESCRAVOCRATA

Autores

  • Caio Vitor Gonzaga Padilha Museu Nacional UFRJ

Palavras-chave:

cantoria de rabeca, políticas da escuta, voz, raça, Fabião das Queimadas, Boi da mão de Pau, Câmara Cascudo, Literatura Oral, Folclore

Resumo

Ao final da década de 1930 algumas narrativas cantadas pelo rabequeiro Fabião das Queimadas (1848-1928) ganham um domicílio gráfico no livro “Vaqueiros e Cantadores”, de Luís da Câmara Cascudo. Suas cantorias de rabeca no estado do Rio Grande do Norte passam a fazer parte do quadro referencial sobre poesia popular e tradicional, associada à valoração literária de repertórios romanceiros no Brasil. Apesar disso, a expressividade sonora, timbrada na autoria vocal do romance sobre o “Boi da Mão de Pau”, por exemplo, ainda não teria sido considerada no âmago de um projeto pessoal em que o cantador afrodescendente desejava desescravizar-se no século XIX. Diante da fortuna crítica de escritores folcloristas/memorialistas interessados em Fabião das Queimadas, consideramos criticamente neste artigo alguns elementos classificatórios que operaram na cantoria de rabeca e em suas políticas da escuta; tanto nos colecionamentos folclóricos quanto nas transcrições de elementos musicais e da chamada Literatura Oral desde então.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Vitor Gonzaga Padilha, Museu Nacional UFRJ

Mestre e atualmente doutorando em Antropologia Social no Programa de Pós-Graduação do Museu Nacional (UFRJ). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Como rabequeiro atuante no cenário artístico, também se tornou idealizador e produtor da websérie “Memória da Rabeca Brasileira” desde 2020.

Referências

ARAÚJO NETO, João Nicodemos de. A Construção da Rabeca: Idiossincrasias de Mestre Antônio Merengue. João Pessoa: BSG, 2017.

CASCUDO, Luís da Câmara. Violão, voz da raça. In: Revista do Centro Polimático do Rio Grande do Norte. Natal: Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo, 1920.

CASCUDO, Luís da Câmara. O aboiador. In: Revista do Brasil. ano 6, v. 17, n. 67, p. 296-298, jul. Rio de Janeiro: 1921.

CASCUDO, Luís da Câmara. Fon-Fon no Rio Grande do Norte. In: Revista FON-FON, v. 16, n. 20, 20 maio 1922. Rio de Janeiro: Acervo documental Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo, 1922. Disponível em: https://www.facebook.com/instcascudo/photos/a.213234862113843/2643298129107492/. Acesso em: 20 fev. 2025.

CASCUDO, Luís da Câmara. Fabião das Queimadas. In: Jornal A República, p. 1-2, 02 ago. Natal: 1928.

CASCUDO, Luís da Câmara. Flor de Romances Trágicos. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1966.

CASCUDO, Luís da Câmara. Pequeno manual do doente aprendiz. Natal: Imprensa Universitária, 1969.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Editora Melhoramentos, 1980.

CASCUDO, Luís da Câmara. Vaqueiros e Cantadores. São Paulo: Global, 2005.

CASTRICIANO, Henrique. O Aboio. In: Revista do Brasilano 5, v. 14, n. 54, p. 127-131, jun. 1920. São Paulo, Disponível em: http://bibdig.biblioteca.unesp.br/handle/10/26279. Acesso em: 17 out. 2022.

GIORDANO, Cristiana. Introduction. In: GIORDANO, Cristiana. Migrants in Translation: Caring and the Logics of Difference in Contemporary. Berkeley: University of California Press, 2014, p. 1-26.

GOMES, Agenor. Maria Firmina dos Reis e o cotidiano da escravidão no Brasil. São Luís: AML, 2022.

GRAEFF, Nina. É um ser vivo: Substituição, adaptação e padronização de instrumentos musicais entre África, Europa e Brasil. Belo Horizonte: Per Musi, n. 43, p. 1-32, 2023.

GURGEL, Deífilo. Romanceiro Potiguar. Natal: Fundação José Augusto, 2012.

IUMATTI, Paulo Teixeira. Cantos de Guerra: cantadores negros e as disputas em torno do gênero do Marco (1870-1930). São Paulo: Editora Alameda, 2020.

LAMARTINE, Juvenal. Velhos Costumes do Meu Sertão. Natal: Fundação José Augusto, 1965.

LEMOS, Maya Suemi; ARAGÃO, Pedro de Moura. A cor do Som: construção de alteridade e racialidade na fonografia brasileira em 78 rotações, na primeira metade do século XX. In: Revista História, n. 182, p.1-36. São Paulo: 2023.

MEDEIROS, Irani. Fabião das Queimadas: de vaqueiro a cantador. Natal: CJA/Sebo Vermelho, 2017.

PADILHA, Caio. Cantoria de Rabeca de Fabião das Queimadas: âmbito autoral do som e a reivindicação de uma voz afrodescendente no folclore brasileiro. Dissertação de mestrado apresentada ao PPGAS-MN Rio de Janeiro: UFRJ, 2023.

REGO, Maria Aparecida de Almeida; ARAÚJO, Humberto Hermenegildo de. Eloy de Souza e Luís da Câmara Cascudo: representações em periódicos do decênio de 1930 no RN. In: Anais do Encontro da ABRALIC, 13, Campina Grande: UEPB; UFCG, 2012. Disponível em: https://abralic.org.br/anais-artigos/?id=77. Acesso em: 12 dez. 2022.

SEEGER, Anthony. Porque cantam os Kisêdjê: uma antropologia musical de um povo amazônico. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

SOLER, Luis. Origens árabes no folclore do sertão brasileiro. Florianópolis: Editora UFSC, 1995.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o Passado: Poder e a Produção da História. Curitiba: Huya, 2016.

ZUMTHOR, Paul. Escritura e Nomadismo. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Sônia Queiroz. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Padilha, C. V. G. (2025). A VOZ E A RABECA DE FABIÃO DAS QUEIMADAS NO SÉC. XIX/XX: NOTAS SOBRE OS REGIMES EDITORIAIS E AUDITORIAS QUE CARACTERIZARAM A CANTORIA DE UM AFRODESCENDENTE NO CONTEXTO ESCRAVOCRATA. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e2925D7. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13465

Edição

Seção

Dossiê temático - Aquilombamento