INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ

DIGITALIDADE E ARQUIVOS EM TRÂNSITO - SABERES PARTILHADOS ENTRE MEMÓRIA E MÚSICA

Autores

  • Susana Sardo Universidade de Aveiro
  • Regina Abreu Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Maya Suemi Lemos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

memória e música, acervos musicais, digitalização da cultura

Resumo

Introdução ao dossiê temático DIGITALIDADE E ARQUIVOS EM TRÂNSITO - SABERES PARTILHADOS ENTRE MEMÓRIA E MÚSICA.

Downloads

Biografia do Autor

Susana Sardo, Universidade de Aveiro

Susana Sardo é etnomusicóloga, Professora Catedrática da Universidade de Aveiro e Professora Visitante da Universidade de Goa no âmbito da Cátedra JH Cunha Rivara. Desde 1987 tem desenvolvido trabalho de investigação sobre Goa num quadro de pesquisa mais vasto associado à música e lusofonia. Os seus interesses de investigação incluem música em Goa e nas comunidades diaspóricas, música e pós-colonialismo, música no espaço lusófono, incluindo Portugal onde tem igualmente desenvolvido trabalho de investigação sobre música e pós-ditadura. É autora e co-autora de 6 livros e mais de 30 artigos e capítulos de livros. Desde 2010 tem vindo a dedicar-se à pesquisa sobre arquivos sendo, desde  2017, membro da coordenação do Study Group on Sources and Archives for Music and Sound Studies do International Council for Traditions of Music and Dance (ICTMD).  Desde Julho de 2023 é membro do Executive Board do ICTMD e da Coordenação do European Seminar in Ethnomusicology (ESEM). Fundou, em 2007, o polo da Universidade de Aveiro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, que coordenou até janeiro de 2023.

Regina Abreu, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Regina Abreu é antropóloga, Professora Titular da UNIRIO, atuando no Programa de Pós-Graduação em Memória Social - PPGMS/UNIRIO, é pesquisadora do CNPq. Atua como parecerista do CNPq, Capes e Faperj e como consultora do Conselho Consultivo do IPHAN. É autora de livros e ensaios sobre Memória Social, Museus e Patrimônio Cultural, disponíveis em  <www.reginaabreu.com>,  Coordena o "Observatório de Patrimônio Cultural do Sudeste" com apoio da Faperj <www.patrimoniocultural.com>. Desde 2018, participa de um projeto internacional, a partir do componente Memória Social e Música, entre os Programas de Pós-Graduação em Memória Social e de Música da UNIRIO e o Programa de Mestrado e Doutoramento em Etnomusicologia do Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Aveiro.

Maya Suemi Lemos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Maya Suemi Lemos é professora associada no Departamento de Formação Humana com Tecnologias na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, docente no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da UERJ e no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Suas pesquisas têm ênfase nos processos de agência e mediação nas artes e na música. Atuou de 2006 a 2021 nas políticas públicas para as artes em âmbito federal, como gestora na Fundação Nacional de Artes, FUNARTE. Graduada em música pela UNIRIO, mestre e doutora em história da música e musicologia pela Université Paris-Sorbonne (Paris IV), realizou estágios de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017) e no Instituto de Etnomusicologia (INET-md) da Universidade de Aveiro, Portugal (2021). Foi professora visitante na Universidade de Aveiro (2022).

Referências

.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Sardo, S., Abreu, R., & Lemos, M. S. (2023). INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ: DIGITALIDADE E ARQUIVOS EM TRÂNSITO - SABERES PARTILHADOS ENTRE MEMÓRIA E MÚSICA . DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 28, e2824D1. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13742

Edição

Seção

Dossiê temático