A TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA E A TRANSFORMAÇÃO DA ATENÇÃO NA EXPERIÊNCIA MUSICAL

Autores

Palavras-chave:

Atenção, Algoritimos, Escuta Estrutural, Consumo Musical, Neorociência

Resumo

Na sociedade contemporânea, as tecnologias digitais têm impactado a atenção e a experiência estética, especialmente na música. A sobrecarga sensorial causada por dispositivos como smartphones e plataformas digitais altera a forma como percebemos o mundo e a música. Pesquisas em áreas como neurociência, comunicação e pedagogia investigam como a fragmentação da atenção afeta a fruição sonora e cultural. A lógica algorítmica das plataformas digitais, ao priorizar o consumo superficial, compromete a escuta reflexiva e atenta, essencial para uma compreensão aprofundada das obras musicais. Este trabalho retoma o conceito de escuta estrutural de Adorno para analisar o impacto da fragmentação da atenção na percepção musical e discutir a viabilidade dessa escuta no contexto digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braulyo Antônio Silva de Oliveira

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012), mestre em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017) e doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2022).

Referências

ADORNO, Theodor. Anweisungen zum Hören neuer Musik. Der getreue Korrepetitor. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1997, p. 163-187.

ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Com HORKHEIMER, M. Reimpressão 2006, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1985.

ADORNO, Theodor. Moda intemporal – sobre o jazz. Prismas: crítica cultura e sociedade. São Paulo: Editora Ática, 1998, p. 117-130.

ADORNO, Theodor. Música ligeira. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 85-112.

ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975, p. 173-199.

ADORNO, Theodor. Sobre música popular. Theodor Adorno: Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1986, p. 115-146.

ADORNO, Theodor. Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição. Indústria Cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2020, p. 53-102.

ADORNO, Theodor. Tipos de comportamento musical. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 55-84.

BERG, Alban. Why is Schoenberg’s music so difficult to understand? Pro Mundo – Pro Domo: The writings of Alban Berg. Nova York: Oxford University Press, 2017, p. 183-194.

BUSH, G., LUU, P., POSNER, M.I. Cognitive and emotional influences in anterior cingulate cortex. Revista: Trends in Cognitive Sciences. v. 4, n. 6, p. 215-222, 2000. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10827444/ >. Acesso em: 10/03/2024.

CARONE, Iray. Adorno em Nova York: os estudos de Princeton sobre a música do rádio (1938-1941). São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2019.

CARR, Nicholas. Os Superficiais: O que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Tradução de Mônica Gagliotti Fortunato Friaça. Rio de Janeiro: Agir, 2011.

CITTON, Yves. A Economia da Atenção: Novas Perspectivas para a Cultura na Era Digital. Tradução de André Telles. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.

CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2016.

DeMARCHI et al. O gosto algorítmico: A lógica dos sistemas de recomendação automática de música em serviços de streaming. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, 23(3):16-26, setembro/dezembro 2021, Unisinos. DOI: 10.4013/fem.2021.233.02. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/22964. Acesso em: 29/01/2025.

EYSENCK, Michel W.; KEANE, Mark T. Cognitive psychology a student’s handbook. Oitava Edição. London e New York: Routledge, 2020.

FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 13: conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. London: Routledge, 2002.

JAMES, W. The Principles of Psychology. Vol.1. New York: Henry and Colt Company, 1931.

KAHNEMAN, Daniel. Attention and Effort. Englewood Cliffs e New Jersey: Prentice-Hall, 1973.

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e Devagar. Rio de Janeiro- RJ: Editora Objetiva LTDA., 2011.

KANDEL, E. Em Busca da Memória: o nascimento de uma nova ciência da mente. Trad. Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? O que é Esclarecimento? Rio de Janeiro: Via Verita, 2011, p. 23-36.

LAPLANCHE, Jean. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

LOH, K.K.; KANAI, R. Higher media multi-tasking activity is associated with smaller gray-matter density in the anterior cingulate cortex. PLoS One, Volume 9, Setembro, 2014.

McLUHAN, Marshall [1964]. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.

MOISALA, M.; SALMELA, V.; HIETAJÄRVI, L.; SALO, E.; CARLSON, S.; SALONEN, O.; LONKA, K.; HAKKARAINEN, K.; SALMELA-ARO, K.; ALHO, K. Media multitasking is associated with distractibility and increased prefrontal activity in adolescents and young adults. NeuroImage. Volume 134, p. 113-121, Julho, 2016.

OLIVEIRA, Braulyo, MENINI, Thiago. Escuta, estímulo e distração: os impactos neurológicos da pandemia na memória e apreciação musical. Revista O que nos Faz Pensar. v. 31 n. 52 (2023): Dossiê Pós-Pandemia. 30 junho de 2023. DOI: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2023n52a932. Disponível em: https://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/oqnfp/article/view/932 . Acesso em: 16/02/2025.

OPHIR, Eyal; NASS, Clifford; WAGNER, Anthony D.; POSNER, Michael I. Cognitive Control in Media Multitaskers. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. Vol. 106, No. 37, pp. 15583-15587, Set, 2009.

RIDEOUT, V.J.; FOEHR, U.G.; ROBERTS, D.F. Generation M2: Media in the Lives of 8- to 18-year-olds. The Henry J. Kaiser Family Foundation, Menlo Park, CA, 2010.

ROSEN, Larry D.; CARRIER, L. Mark; CHEEVER, Nancy A. Rewired: Understanding the iGeneration and the Way They Learn. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

SCHÖNBERG, Arnold. Brahms the progressive. Stille herrschen, Gedanken siegen: Ausgewählte Schriften. Mainz: Schott Music, 2007, p. 215-252.

STEYERL, Hito. Arte Duty Free: Arte na Era da Guerra Civil Planetária. Tradução de Marcelo Rezende. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. 5ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

STIEGLER, Bernard. Estados de Choque: Estupidez e Saber no Século XXI. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Editora 34, 2015.

UNCAPHER, Melina R.; WAGNER, Anthony D. Minds and brains of media multitaskers: Current findings and future directions. PNAS. vol. 115, no. 40, p. 9889–9896, outubro, 2018.

Downloads

Publicado

2025-07-30

Como Citar

de Almeida Menini, T., & Silva de Oliveira, B. A. (2025). A TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA E A TRANSFORMAÇÃO DA ATENÇÃO NA EXPERIÊNCIA MUSICAL. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e292512. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/13964

Edição

Seção

Artigos