A TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA E A TRANSFORMAÇÃO DA ATENÇÃO NA EXPERIÊNCIA MUSICAL
Palavras-chave:
Atenção, Algoritimos, Escuta Estrutural, Consumo Musical, NeorociênciaResumo
Na sociedade contemporânea, as tecnologias digitais têm impactado a atenção e a experiência estética, especialmente na música. A sobrecarga sensorial causada por dispositivos como smartphones e plataformas digitais altera a forma como percebemos o mundo e a música. Pesquisas em áreas como neurociência, comunicação e pedagogia investigam como a fragmentação da atenção afeta a fruição sonora e cultural. A lógica algorítmica das plataformas digitais, ao priorizar o consumo superficial, compromete a escuta reflexiva e atenta, essencial para uma compreensão aprofundada das obras musicais. Este trabalho retoma o conceito de escuta estrutural de Adorno para analisar o impacto da fragmentação da atenção na percepção musical e discutir a viabilidade dessa escuta no contexto digital.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Anweisungen zum Hören neuer Musik. Der getreue Korrepetitor. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1997, p. 163-187.
ADORNO, Theodor. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Com HORKHEIMER, M. Reimpressão 2006, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1985.
ADORNO, Theodor. Moda intemporal – sobre o jazz. Prismas: crítica cultura e sociedade. São Paulo: Editora Ática, 1998, p. 117-130.
ADORNO, Theodor. Música ligeira. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 85-112.
ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. Textos Escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975, p. 173-199.
ADORNO, Theodor. Sobre música popular. Theodor Adorno: Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1986, p. 115-146.
ADORNO, Theodor. Sobre o caráter fetichista na música e a regressão da audição. Indústria Cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2020, p. 53-102.
ADORNO, Theodor. Tipos de comportamento musical. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 55-84.
BERG, Alban. Why is Schoenberg’s music so difficult to understand? Pro Mundo – Pro Domo: The writings of Alban Berg. Nova York: Oxford University Press, 2017, p. 183-194.
BUSH, G., LUU, P., POSNER, M.I. Cognitive and emotional influences in anterior cingulate cortex. Revista: Trends in Cognitive Sciences. v. 4, n. 6, p. 215-222, 2000. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/10827444/ >. Acesso em: 10/03/2024.
CARONE, Iray. Adorno em Nova York: os estudos de Princeton sobre a música do rádio (1938-1941). São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2019.
CARR, Nicholas. Os Superficiais: O que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Tradução de Mônica Gagliotti Fortunato Friaça. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
CITTON, Yves. A Economia da Atenção: Novas Perspectivas para a Cultura na Era Digital. Tradução de André Telles. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019.
CRARY, Jonathan. 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Ubu Editora, 2016.
DeMARCHI et al. O gosto algorítmico: A lógica dos sistemas de recomendação automática de música em serviços de streaming. Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, 23(3):16-26, setembro/dezembro 2021, Unisinos. DOI: 10.4013/fem.2021.233.02. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/22964. Acesso em: 29/01/2025.
EYSENCK, Michel W.; KEANE, Mark T. Cognitive psychology a student’s handbook. Oitava Edição. London e New York: Routledge, 2020.
FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 13: conferências introdutórias à psicanálise (1916-1917). São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GREEN, Lucy. How Popular Musicians Learn: A Way Ahead for Music Education. London: Routledge, 2002.
JAMES, W. The Principles of Psychology. Vol.1. New York: Henry and Colt Company, 1931.
KAHNEMAN, Daniel. Attention and Effort. Englewood Cliffs e New Jersey: Prentice-Hall, 1973.
KAHNEMAN, Daniel. Rápido e Devagar. Rio de Janeiro- RJ: Editora Objetiva LTDA., 2011.
KANDEL, E. Em Busca da Memória: o nascimento de uma nova ciência da mente. Trad. Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? O que é Esclarecimento? Rio de Janeiro: Via Verita, 2011, p. 23-36.
LAPLANCHE, Jean. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
LOH, K.K.; KANAI, R. Higher media multi-tasking activity is associated with smaller gray-matter density in the anterior cingulate cortex. PLoS One, Volume 9, Setembro, 2014.
McLUHAN, Marshall [1964]. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2007.
MOISALA, M.; SALMELA, V.; HIETAJÄRVI, L.; SALO, E.; CARLSON, S.; SALONEN, O.; LONKA, K.; HAKKARAINEN, K.; SALMELA-ARO, K.; ALHO, K. Media multitasking is associated with distractibility and increased prefrontal activity in adolescents and young adults. NeuroImage. Volume 134, p. 113-121, Julho, 2016.
OLIVEIRA, Braulyo, MENINI, Thiago. Escuta, estímulo e distração: os impactos neurológicos da pandemia na memória e apreciação musical. Revista O que nos Faz Pensar. v. 31 n. 52 (2023): Dossiê Pós-Pandemia. 30 junho de 2023. DOI: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2023n52a932. Disponível em: https://oquenosfazpensar.fil.puc-rio.br/oqnfp/article/view/932 . Acesso em: 16/02/2025.
OPHIR, Eyal; NASS, Clifford; WAGNER, Anthony D.; POSNER, Michael I. Cognitive Control in Media Multitaskers. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. Vol. 106, No. 37, pp. 15583-15587, Set, 2009.
RIDEOUT, V.J.; FOEHR, U.G.; ROBERTS, D.F. Generation M2: Media in the Lives of 8- to 18-year-olds. The Henry J. Kaiser Family Foundation, Menlo Park, CA, 2010.
ROSEN, Larry D.; CARRIER, L. Mark; CHEEVER, Nancy A. Rewired: Understanding the iGeneration and the Way They Learn. New York: Palgrave Macmillan, 2010.
SCHÖNBERG, Arnold. Brahms the progressive. Stille herrschen, Gedanken siegen: Ausgewählte Schriften. Mainz: Schott Music, 2007, p. 215-252.
STEYERL, Hito. Arte Duty Free: Arte na Era da Guerra Civil Planetária. Tradução de Marcelo Rezende. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. 5ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
STIEGLER, Bernard. Estados de Choque: Estupidez e Saber no Século XXI. Tradução de Rogério Bettoni. São Paulo: Editora 34, 2015.
UNCAPHER, Melina R.; WAGNER, Anthony D. Minds and brains of media multitaskers: Current findings and future directions. PNAS. vol. 115, no. 40, p. 9889–9896, outubro, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.