O METAL NAS MARGENS
HIBRIDAÇÃO CULTURAL NO HEAVY METAL
Palavras-chave:
Heavy metal, Hibridismo cultural, Glocalização, Tradução cultural, Identidade musicalResumo
O artigo analisa o fenômeno do heavy metal glocal, isto é, como bandas de países fora do eixo anglo-americano ressignificam o gênero por meio de hibridismos culturais. A pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e estudos de caso, examina sete bandas: Angra e Sepultura (Brasil), The Hu (Mongólia), Orphaned Land (Israel), Myrath (Tunísia), Cemican (México) e Bloodywood (Índia). Essas bandas incorporam elementos culturais locais como instrumentos, escalas, línguas e símbolos às convenções do metal global, criando expressões híbridas com duplo pertencimento. A análise fundamenta-se em conceitos como hibridismo cultural (Canclini), tradução cultural (Bhabha), glocalização (Robertson, Kraidy) e performance situada (Stokes), permitindo compreender como o metal se torna veículo de identidade cultural e crítica social. O artigo também discute tensões associadas à autenticidade, exotização e apropriação cultural, argumentando que tais práticas são negociadas em contextos de poder. O heavy metal, ao ser reinterpretado localmente, ultrapassa dicotomias entre centro e periferia, original e cópia, promovendo fluxos culturais multidirecionais e ampliando os horizontes estéticos e identitários do gênero. O artigo conclui que o metal glocal reconfigura, mas não dissolve, as hierarquias culturais, representando tanto um ato de empoderamento quanto uma negociação com as estruturas de poder que moldam a visibilidade global.
Downloads
Referências
APPADURAI, Arjun. Modernity at Large: Cultural Dimensions of Globalization. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1996.
AVELAR, Idelber. “Heavy Metal Music in Postdictatorial Brazil: Sepultura and the Coding of Nationality in Sound”. In: Dunn, Chris (org.), Brazilian Popular Music and Citizenship. Durham: Duke University Press, 2011.
BAASAN, Khishigsuren. “The HU named UNESCO Artist for Peace”. UNESCO (Press Release, 22/11/2022), 2022. Disponível em: https://www.unesco.org/en/articles/hu-named-unesco-artist-peace (acessado em 10/06/2025).
BEZERRA, Bruno Rogens Ramos. “Zé Do Caixão, Zumbi, Lampião!”: Max Cavalera E As Leituras Liminares Sobre O Brasil. Revista Pós Ciências Sociais - São Luís, V. 3, N. 5, Jan./Jul. 2006
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2019.
FARHI, Kobi. Entrevista ao Jerusalem Post em 08/09/2011, em: “Orphaned Land: heavy metal envoys to Muslim world”. Jerusalem Post, 2011. Disponível em: https://www.jpost.com/arts-and-culture/music/orphaned-land-heavy-metal-envoys-to-muslim-world (acessado em 10/06/2025).
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução: Raul Fiker. São Paulo: Editora Unesp, 1991.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais de nosso tempo. Educação & Realidade, 22(2), 15-46, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva & Guacira Lopes Louro - 12ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.
HOPPER, Paul. Understanding Cultural Globalization. Cambridge: Polity Press, 2007.
KAHN-HARRIS, Keith. Extreme Metal: Music and Culture on the Edge. Oxford: Berg, 2007.
KRAIDY, Marwan. The global, the local and the hybrid: a native ethnography of glocalization. Critical Studies in Mass Communication, 16(4), 456-476, 1999.
MADUREIRA, João Vitor de Carvalho. O conceito de “terra sagrada” no discurso do disco “Holy Land” da banda Angra. 2016. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Letras Vernáculas - Bacharelado) – Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
ROBERTSON, R. Glocalization: Time-space and homogeneity-heterogeneity. In M. Featherstone, S. Lash, & R. Robertson (Eds.) (1995). Global modernities, pp. 25-44, 1995.
SÁNCHEZ, Karla Brenda Carmona. Metal prehispánico/folk: construcción de imaginarios de mexicanidad en la música metalera. Dissertação de Mestrado em Música, UNAM, México, 2023.
SASSI, Yossi. Entrevista ao Jerusalem Post em 08/09/2011, em: “Orphaned Land: heavy metal envoys to Muslim world”. Jerusalem Post, 2011. Disponível em: https://www.jpost.com/arts-and-culture/music/orphaned-land-heavy-metal-envoys-to-muslim-world (acessado em 10/06/2025).
SILVA, Flávio Garcia da. “Itsári”, Roots, raízes: um estudo de caso sobre o disco Roots da banda Sepultura. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
SILVA, Natália R. da. Saravá Metal: santo de casa também faz milagre. Dissertação de Mestrado em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, 2017.
SPRACKLEN, Karl. 'To Holmgard and Beyond': Folk Metal Fantasies and Hegemonic White Masculinities. Metal Music Studies, 1(3), 357-370, 2015.
STOKES, Martin. Ethnicity, Identity and Music: The Musical Construction of Place. Oxford: Berg, 1994.
TRAVERS, Paul. “Bloodywood: ‘The theme of this band is that it has to be something that adds value to this world’”. Kerrang! (17/02/2022), 2022. Disponível em: https://www.kerrang.com/bloodywood-indian-metal-rakshak-theme-of-this-band-something-that-adds-value-to-this-world (acessado em 08/06/2025).
VARAS-DÍAZ, Nelson; RIVERA-SEGARRA, Eliut. “Heavy Metal Music in the Caribbean: Politics, Language and Socio-cultural Dynamics”. In: Abbey, E. & Helb, C. (orgs.), Hardcore, Punk, and Other Junk: Aggressive Sounds in Contemporary Music. Lanham: Lexington Books, p.73-87, 2014.
WALLACH, Jeremy; BERGER, Harris; GREENE, Paul (orgs.). Metal Rules the Globe: Heavy Metal Music around the World. Durham: Duke University Press, 2012.
WEINSTEIN, Deena. Heavy Metal: The Music and its Culture. Nova York: Da Capo Press, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.