O METAL NAS MARGENS

HIBRIDAÇÃO CULTURAL NO HEAVY METAL

Autores

Palavras-chave:

Heavy metal, Hibridismo cultural, Glocalização, Tradução cultural, Identidade musical

Resumo

O artigo analisa o fenômeno do heavy metal glocal, isto é, como bandas de países fora do eixo anglo-americano ressignificam o gênero por meio de hibridismos culturais. A pesquisa qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e estudos de caso, examina sete bandas: Angra e Sepultura (Brasil), The Hu (Mongólia), Orphaned Land (Israel), Myrath (Tunísia), Cemican (México) e Bloodywood (Índia). Essas bandas incorporam elementos culturais locais como instrumentos, escalas, línguas e símbolos às convenções do metal global, criando expressões híbridas com duplo pertencimento. A análise fundamenta-se em conceitos como hibridismo cultural (Canclini), tradução cultural (Bhabha), glocalização (Robertson, Kraidy) e performance situada (Stokes), permitindo compreender como o metal se torna veículo de identidade cultural e crítica social. O artigo também discute tensões associadas à autenticidade, exotização e apropriação cultural, argumentando que tais práticas são negociadas em contextos de poder. O heavy metal, ao ser reinterpretado localmente, ultrapassa dicotomias entre centro e periferia, original e cópia, promovendo fluxos culturais multidirecionais e ampliando os horizontes estéticos e identitários do gênero. O artigo conclui que o metal glocal reconfigura, mas não dissolve, as hierarquias culturais, representando tanto um ato de empoderamento quanto uma negociação com as estruturas de poder que moldam a visibilidade global.

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Biografia do Autor

Jefrey Antonio de Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Jefrey Andrade é licenciado em violão pela UFSJ, mestre em Performance Musical, também pela UFSJ e doutorando pela UFMG. Foi vencedor do Concurso de Violão Frederico Grassano, segundo lugar no Concurso de Violão Fabio Lima Online e terceiro lugar no Concurso Nacional de Violão de Teresina. Já se apresentou em diversas cidades mineiras, além de Rio de Janeiro e Curitiba. Como pesquisador, tem participado de diversos eventos científicos pelo Brasil e no exterior. É um dos membros fundadores da AssoVio Vertentes (Associação de Violão das Vertentes). Lecionou como professor convidado em Festivais como Semana da Música de Ouro Branco e Circuito de Violão das Vertentes. Atualmente é professor de violão no Conservatório Estadual de música Pe. José Maria Xavier, em São João del Rei, MG.

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Publicado

2025-08-22

Como Citar

de Andrade, J. A. (2025). O METAL NAS MARGENS: HIBRIDAÇÃO CULTURAL NO HEAVY METAL. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 29, e292514. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/14125

Edição

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Artigos