Um colóquio de bruxos: Mário de Andrade, Fernando Ortiz e a “música de feitiçaria”
Resumo
Resumo: Mário de Andrade (1893-1945), escritor e musicólogo brasileiro, e Fernando Ortiz (1881-1969), escritor e antropólogo cubano, são referências consagradas nos estudos de culturas de origem africana de seus respectivos países. Um dos temas de interesse comum a ambos, sugerido por suas observações diretas e por bibliografia a que tiveram acesso, é o da relação entre música e magia em concepções e rituais afro-americanos. Explorando os pontos comuns e os contrastes entre os dois autores na abordagem deste tema, sugere-se que o interesse do debate não se restringe à história das idéias, mas encontra eco em teorias contemporâneas sobre "atos de fala", performatividade e agência estética.
Palavras-chave: Mário de Andrade. Fernando Ortiz. Música e magia.História da Etnomusicologia.
A colloquium of sorcerers: Mário de Andrade, Fernando Ortiz and "witchcraft music"
Abstract: The Brazilian writer and musicologist Mário de Andrade (1893-1945) and the Cuban writer and anthropologist Fernando Ortiz (1881-1969) are noted references in the study of cultures of African origin in their respective countries. Both intellectuals shared an interest in the relations between music and sorcery in Afro-American conceptions and rituals, as suggested by their field observations and the bibliographies they consulted. Explorating common aspects as well as contrasts in the approaches given to the theme by the authors, this essay suggests that the debate should not be restricted to the history of ideas, as it possibly echoes contemporary theories on "speech acts", performativity and aesthetic agency.
Keywords: Mário de Andrade. Fernando Ortiz. Music and sorcery. History of Ethnomusicology.