Um colóquio de bruxos: Mário de Andrade, Fernando Ortiz e a “música de feitiçaria”

Autores/as

  • Elizabeth Travassos UNIRIO

Resumen

 

Resumo: Mário de Andrade (1893-1945), escritor e musicólogo brasileiro, e Fernando Ortiz (1881-1969), escritor e antropólogo cubano, são referências consagradas nos estudos de culturas de origem africana de seus respectivos países. Um dos temas de interesse comum a ambos, sugerido por suas observações diretas e por bibliografia a que tiveram acesso, é o da relação entre música e magia em concepções e rituais afro-americanos. Explorando os pontos comuns e os contrastes entre os dois autores na abordagem deste tema, sugere-se que o interesse do debate não se restringe à história das idéias, mas encontra eco em teorias contemporâneas sobre "atos de fala", performatividade e agência estética.

Palavras-chave: Mário de Andrade. Fernando Ortiz. Música e magia.História da Etnomusicologia.

A colloquium of sorcerers: Mário de Andrade, Fernando Ortiz and "witchcraft music"

Abstract: The Brazilian writer and musicologist Mário de Andrade (1893-1945) and the Cuban writer and anthropologist Fernando Ortiz (1881-1969) are noted references in the study of cultures of African origin in their respective countries. Both intellectuals shared an interest in the relations between music and sorcery in Afro-American conceptions and rituals, as suggested by their field observations and the bibliographies they consulted. Explorating common aspects as well as contrasts in the approaches given to the theme by the authors, this essay suggests that the debate should not be restricted to the history of ideas, as it possibly echoes contemporary theories on "speech acts", performativity and aesthetic agency.

Keywords: Mário de Andrade. Fernando Ortiz. Music and sorcery. History of Ethnomusicology.

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Biografía del autor/a

Elizabeth Travassos, UNIRIO

Elizabeth Travassos (Elizabeth Travassos Lins) graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), obteve o mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e o doutorado em Antropologia Social na mesma instituição (UFRJ, 1996). É professora associada do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde ministra disciplinas, orienta e desenvolve pesquisas em etnomusicologia e antropologia da música. Realizou pós-doutorado na Queens University Belfast (2008). Desde o início dos anos 1980 dedica-se, principalmente, aos estudos antropológicos da música. Suas principais linhas de pesquisa são: a etnografia das músicas de tradição oral no Brasil, os estudos da oralidade, as políticas de documentação e patrimônio cultural, as coleções e acervos relacionados à música popular, as ideologias da arte e o pensamento sobre música e cultura. Foi Secretária da Associação Brasileira de Etnomusicologia entre 2002 e 2004. Pesquisadora do CNPq.

Cómo citar

Travassos, E. (2014). Um colóquio de bruxos: Mário de Andrade, Fernando Ortiz e a “música de feitiçaria”. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (12). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/3860

Número

Sección

Artículos