O MODELO TRIPARTITE DE SEMIOLOGIA MUSICAL: O EXEMPLO DE LA CATHÉDRALE ENGLOUTIE, DE DEBUSSY
Resumo
Em seus trabalhos, J.J. Nattiez vem apresentando com frequência o modelo tripartite de semiologia musical, seja de modo teórico, seja em sua aplicação a problemas genéricos (como as noções de objeto musical ou a concepção estética de Hasnlick, por exemplo). Neste artigo, ele se propõe peça primeira vez a aplicação deste modelo à análise de um texto musical empírico, os quinze primeiros compassos de La Cathédrale Engloutie, de Debussy. Esta ilustração é precedida de uma exposição do modelo tripartite que traz em seu bojo algumas correções essenciais de suas formulações anteriores.
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Publicado
2014-09-30
Como Citar
Nattiez, J. J. (2014). O MODELO TRIPARTITE DE SEMIOLOGIA MUSICAL: O EXEMPLO DE LA CATHÉDRALE ENGLOUTIE, DE DEBUSSY. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (6). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/4049
Edição
Seção
Artigos