Instanciações do tempo: os processos de repetição como proposta para a análise musical
Resumo
Resumo: Este artigo discute a correspondência entre o conceito de tempo de Gilles Deleuze – as sínteses do tempo – e as Estruturas do Tempo de Iannis Xenakis. Em seu livro Musique Formelles, Xenakis apresentou as primeiras ideias dos elementos de temporalidade que mais tarde iria se tornar um conceito tripartite de tempo: hors-temps, temporelle, e en temps. Em 1968, Deleuze escreveu sua tese de doutorado chamada Différence et Répétition, e que constitui um enorme tratado sobre o tempo. Ambos os autores trabalharam nas ideias de filósofos pré-socráticos (embora Deleuze refira-se mais diretamente a Bergson e Hume) na medida em que esses pensadores gregos consideram o tempo como um devir. Xenakis concebeu as Estruturas do Tempo como uma base filosófica para suas composições, tais como Analogique AB, Nomos Alpha e Achorripsis. Já a filosofia de Gilles Deleuze sempre esteve aberta a explorar novas possibilidades, e que dessa forma transita por diversas áreas do conhecimento. Ivanka Stoïanova trouxe os conceitos de Diferença e Repetição, pertinentes às três sínteses do tempo, para o campo da análise musical para abordar a problemática a cerca da questão da repetição. Após ter estudado o artigo de Silvio Ferraz "Três Estruturas do Tempo em O King de Luciano Berio", na qual o autor propõe o uso das estruturas de tempo de Xenakis a análise musical, e ter considerado as semelhanças entre as assim chamadas "Síntese de tempo" de Deleuze, este artigo pretende demonstrar uma conexão entre esses dois conceitos de tempo. A realização desse trabalho não somente procura demonstrar a congruência entre as teorias abordadas, mas busca principalmente desenvolver a compreensão dos processos composicionais da segunda metade do século XX em diante. Aqui, além da discussão teórica a que propõe um estudo desta natureza, exemplos musicais serão introduzidos a fim de ilustrar os conceitos discutidos ao longo do texto.
Palavras-chave: Gilles Deleuze. Tempo. Repetição. Análise. Iannis Xenakis. George Crumb.
Instances of time: the repetition processes as a proposition for musical analysis
Abstract: This paper discusses the correspondence between Gilles Deleuze concept of time – Time Synthesis – and the Time Structure of Iannis Xenakis. In his book Musique Formelles Xenakis presented the first ideas of temporality elements of what later was going to become a tripartite concept of time: hors-temps, temporelle, and en temps. In 1968, Deleuze wrote his thesis named Difference et Repetition, which constitutes a massive treatise about time. Both authors worked on the ideas of pre-socratic philosophers (although Deleuze refers more directly to Bergson and Hume) insofar as these greek thinkers consider time as a becoming. Xenakis conceived the time structures as a philosophical ground for his compositions, such as Analogique, Nomos Alpha and Achorripsis. The philosophy of Gilles Deleuze, on the other hand, was always open to exploring new possibilities, and so has passed through many areas of knowledge. Ivanka Stoïanova brought the concepts of difference and repetition, concerning to the three synthesis of time, to the field of musical analysis to elaborate the problematic about this issue in the musical production of the second half of the twentieth century. Having studied the article by Silvio Ferraz “Three Time Structures in Luciano Berio´s O King”, in which the author presents the use of the structures of time Xenakis to music analysis, and have considered the similarities with the so-called Deleuze´s “Synthesis of time”, this article intends to be a primary approach in order to establish the connection between these concepts of time. The realization of this work not only seeks to demonstrate the congruence between the theories discussed, but also to provide understanding of repetition on compositional processes. Here, besides the theoretical discussion that proposes a study of this nature, musical examples will be introduced in order to illustrate the concepts discussed throughout the text.
Keywords: Gilles Deleuze. Time. Repetition. Analysis. Iannis Xenakis. George Crumb.