O home studio como espaço de criação e aprendizagem musical
Resumo
Resumo: Este artigo é um recorte da pesquisa de doutorado que investigou a educação musical que emerge das práticas de produção musical, considerando as ações de produzir e compartilhar música como características da cultura digital e participativa. A partir dos dados construídos na pesquisa, neste texto são discutidas as aprendizagens presentes nas práticas de produção musical dos entrevistados nos seus home studios. O perfil dos entrevistados é de músicos/produtores envolvidos em práticas de gravação e edição sonora próprias da cultura digital participativa tais como: música eletrônica (mashup, techno), gravação multipista (autoprodução). Os dados são discutidos a partir de estudos sobre cultura digital e participativa na educação e educação musical. As discussões sobre o home studio como espaço de aprendizagem musical a partir das experiências dos entrevistados em articulação com o referencial teórico são apresentadas em três eixos: gravação de grupos, gravação como processo de produção e edição sonora, tendo a aprendizagem entre pares, a autoavaliação, a escuta musical como transversais em toda a análise dos dados. As experiências relatadas pelos entrevistados trazem elementos para analisar, do ponto de vista pedagógico musical, como a gravação, a edição sonora, as trocas entre músicos no home studios mobilizam diferentes aprendizados para todos os envolvidos.
Palavras-chave: Produção musical. Cultura digital e participativa. Gravação musical. Aprendizagem musical entre pares. Home studio.
Home studio as a space for creation and musical learning
Abstract: This text is part of the doctoral research that investigated the musical education that emerges from music production practices, considering the actions of producing and sharing music as characteristical of participatory and digital culture. From the data constructed in the research, this text discusses the present learning in the practices of music production of the interviewees in their home studios. The profile of the interviewees is of musicians/producers involved in sound recording and editing practices specific to participatory digital culture, such as: electronic music (mashup, techno), multitrack recording (self productions). The data are discussed from studies on digital culture and participatory in education and music education. The discussions about home studio as a space for musical learning from the experiences of the interviewees in articulation with the theoretical framework are presented in three parts: recording groups, recording as a production process and sound editing, having peer learning, self-assessment and the musical listening as transverse in all data analysis. The experiences reported by the interviewees bring elements to analyze, from the musical pedagogical point of view, such as recording, sound editing, exchanges between musicians in home studios mobilize different learning for all involved.
Keywords: Music production. Digital and participatory culture. Musical recording. Peer learning. Home studio.