Quantz e a performance musical: uma reflexão sobre experiência estética.

Autores

  • Cláudia Bortoletto

Palavras-chave:

Quantz. Experiência Estética. Tratado. Performance Musical. Flauta.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre experiência estética na performance musical a partir dos apontamentos de Johann Joachim Quantz (interpretação musical relacionada à execução individual e em público) em seu Versuch einer anweisung die flöte traversiere zu spielen. Trouxemos para o artigo um pequeno recorte da nossa dissertação de mestrado em que tratamos da relevância e importância do tratado de Quantz no período de sua publicação (1752) e o quanto pode ser interessante sua aplicação em nossas decisões performáticas contemporâneas, não só para a interpretação do repertório do século XVIII. Muitas vezes levamos para a nossa rotina diária de estudo do instrumento uma prática que dialoga com padrões musicais do século XIX como é o caso de estudos mecânicos repetitivos que priorizam o desenvolvimento da técnica e da sonoridade. Não desconsideramos o valor do estudo técnico, contudo, trazemos a seguinte observação: é necessário dar importância aos nossos sentimentos, sensações, conhecimento do corpo, percepção do todo quando tocamos o nosso instrumento? A compreensão sobre experiência estética nos fornece ferramentas para esta problematização, demonstrando que é possível conquistarmos uma performance musical que pondera aspectos extramusicais.

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Biografia do Autor

Cláudia Bortoletto

Foi aluna de Wagner Ortiz e José Ananias no curso de Flauta Transversal da Escola de Música do Estado de São Paulo-Tom Jobim entre 2001 e 2004. Formou-se Bacharel em Música (Flauta Transversal) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob orientação dos professores Sávio Araujo e Maurício Florence no ano de 2008. Realizou atividades de Educação Musical e Performance durante um ano e meio (agosto de 2009 a novembro de 2010) na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) sob orientação do flautista Miguel Ángel Villanueva. Encerrou sua segunda graduação (curso de licenciatura em artes com habilitação em música) pela UNICAMP no ano de 2013. Como intercambista da UNAM, realizou recitais de flauta transversal e foi semi-finalista do Concurso Nacional de Flauta Transversal na cidade do México. Formou-se mestra na área de Música, linha de pesquisa "Estudos instrumentais e Performance musical", no ano de 2015 pela UNICAMP sob orientação da Profa. Dra. Helena Jank.

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Bortoletto, C. (2018). Quantz e a performance musical: uma reflexão sobre experiência estética. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (21). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/8453