Sistema-Gr e Parsemat no planejamento e criação de Ciclo Hápticos para Quinteto de Sopros
Abstract
Resumo: Este artigo trata do processo de composição de uma obra original para quinteto de sopros (Ciclo Hápticos de Jorge L Santos) elaborada a partir de reflexões e resultados de pesquisa sobre a textura no processo composicional de Pierre Boulez. Para tal propósito, utilizamos duas ferramentas metodológicas e composicionais. De um lado, para produção do material melódico-harmônico foi empregado o Sistema-Gr de composição musical, desenvolvido por Carlos Almada (2014), o qual consiste num conjunto de softwares que geram “variantes melódicas” a partir de uma célula básica, Do outro lado, para organização formal, utilizamos o software Partitions - que faz parte do conjunto de programas Parsemat, elaborado por Pauxy Gentil-Nunes (2009) – o qual informa o conjunto total de possibilidades de partições de um dado número. As estruturas formais das obras Sonatine pour flûte et piano, Avant L'artisan furieux/Le Marteau sans Maître e Dérives 1 de Pierre Boulez foi utilizada para espelhamento da forma, distribuindo as partições a partir do perfil textural de cada seção das peças. Também foram extraídos destas obras, as células utilizadas para desenvolvimento melódico-harmônico por meio do Sistema-Gr.
Palavras-chave: Composição, Sistema-Gr, PARSEMAT, Quinteto de Sopros, Processos Criativos
Gr-System and Parsemat for planning and creation of “Haptic Cycle” for Wind Quintet
Abstract: This article aims to describe the compositional process of an original work for wind quintet (Haptics Cycle by Jorge L Santos) created after the reflections and results of a research about texture on Pierre Boulez's compositional thought. For this purpose, we used two compositional and methodological tools. On the one hand, for the production of melodic-harmonic elements, we employed the Gr-System for musical composition, developed by Carlos Almada (2014), in which a set of softwares generates melodic variations from one basic cell, on the other hand, for the formal design, we employed the software Partitions - that is part of a set of programs named Parsemat elaborated by Pauxy Gentil-Nunes (2009) – which informs the total amount of partitions possibilities of a given number. We also used the Sonatine pour flûte et piano, Avant L'artisan furieux/Le Marteau sans Maître and Dérives I’s formal structures 1 by Pierre Boulez as a sort of mirrored design of the form for the textural organization of the sections in Haptics. We also extracted from these pieces basic cells to be employed in the melodic harmonic development by Gr-System.
Keywords: Composition, Gr-System, Parsemat, Wind Quintet, Creative Processes