O Terceiro Movimento da Sonata para Trompete e Piano, de José Alberto Kaplan: Um Modelo de Processo Intertextual
Keywords:
José Alberto Kaplan. Intertextualidade. Análise musical. Sonata para trompete e pianoAbstract
Este trabalho objetiva demonstrar o processo intertextual utilizado por José Alberto Kaplan no planejamento composicional do terceiro movimento da Sonata para Trompete e Piano. São identificados os elementos da obra de partida e suas influências na construção desse movimento e estudados os aspectos rítmico-melódicos e o processo de elaboração motívico-temática do novo texto. Demonstra-se que Kaplan conseguiu imprimir características estilísticas próprias no desenvolvimento melódico da sua obra apesar do uso de técnicas intertextuais.
Downloads
References
. Intertextualidade e Aspectos Técnico-Interpretativos na Sonata para Trompete e Piano, de José Alberto Kaplan. Tese (Doutorado em Música) Universidade Federal da Bahia, Salvador: 2005. 179 p.
______. A Influência de Paul Hindemith na Sonata para Trompete e Piano, de José Alberto Kaplan. Ictus, Salvador, vol. 13, n. 2, p. 6-29, 2014.
______. O Segundo Movimento da Sonata para Trompete e Piano de José Alberto Kaplan: uma construção intertextual. Debates, Rio de Janeiro, n. 16, p. 52-62, 2016.
HINDEMITH, Paul. Sonate II for Piano. Mainz: B. Schott’s Söhne, 1936.
______. Sonate for Oboe and Piano. Mainz: B. Schott’s Söhne, 1939.
KAPLAN, José Alberto. Sonata para Trompete e Piano. Cópia de manuscrito; acervo
do compositor, João Pessoa: 1987a.
______. Sonata para Trompete e Piano. Parte do trompete, Cópia de manuscrito;
acervo do.
______. Como Componho II. Palestra proferida no evento Diálogos da Criação, UFPB/
PRAC/COEX, João Pessoa: 17 jul. 2002.
NOGUEIRA, Ilza. A Sonata para Trompete e Piano de J. A. Kaplan: reciclagem
estilística e modelagem intertextual. Claves, João Pessoa, n. 1, p. 57-72, 2006