ESTRATÉGIAS DE ARTICULAÇÃO FORMAL NOS MOMENTOS DE ALMEIDA PRADO
Abstract
Por constituírem uma longa série composta durante considerável parte de sua trajetória artística, os Momentos de Almeida Prado se tornam a priori um testemunho privilegiado da sua estética e técnica composicional, inclusive, possivelmente, da sua evolução no tempo. Investigamos este corpus (assim como, pontualmente, outras obras pianísticas significativas) com o intuito de identificar denominadores estilísticos ou técnicos. Nosso objetivo é realizar, até onde for possível, uma síntese cuja função é, em última análise, de fundamentar a inserção do compositor como uma figura atualmente predominante no grande eixo estético que começa com Debussy e passa por Villa-Lobos, Messiaen e ainda que tangencialmente, por Boulez, Stockhausen e Murail. Objetos sonoros que se articulam em classes organizadas sintagmaticamente, ou que se ramificam a partir de uma matriz, ou ainda estruturas espectrais manipuladas para gerar dinâmicas formais, são as principais estratégias composicionais que identificamos e descrevemos neste texto.