JAQUES-DALCROZE, AVALIADOR DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: EM QUE SE PODE RECONHECER DALCROZE UM SÉCULO DEPOIS?

Authors

  • Regina Marcia Simão Santos

Abstract

O artigo Jaques-Dalcroze, avaliador da instituição escolar, põe em cena o debate sobre a cultura da escola, no conservatório e na educação básica. Esboça inquietações presentes em dois tempos histórico-sociais (o limiar do século XX e o limiar do século XXI) em torno da constituição de um projeto pedagógico e recorre a debates desenvolvidos pela ciência, arte e filosofia, a recentes pesquisas musicológicas, etnográficas e a estudos de cotidiano e currículo, para verificar em que essa discussão pode vir a aclarar a prática educacional hoje, em música, no exercício permanente de sua avaliação. Acena para uma certa atualidade da crítica dalcroziana, apresenta indícios de que nunca fomos modernos ou escolanovistas, e de que zonas de ressonância dalcroziana se instalaram nos territórios cênico-teatral e musicoterapêutico e não repercutiram tão intensamente no meio pedagógico-musical.

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Published

2014-10-24

How to Cite

Santos, R. M. S. (2014). JAQUES-DALCROZE, AVALIADOR DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR: EM QUE SE PODE RECONHECER DALCROZE UM SÉCULO DEPOIS?. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (4). Retrieved from https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/4142

Issue

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Papers