Implicações do processo de modelagem na manipulação de parâmetros temporais e na definição do caráter no Ponteio 46 de Camargo Guarnieri
Abstract
Resumo: Como parte de um estudo sobre a sobreposição de estruturas rítmicas complexas, a polirritmia frequentemente encontrada na música brasileira de cunho nacionalista, apresentamos resultados parciais de uma pesquisa cujo objetivo principal é investigar estratégias de prática deliberada. Nesta etapa, investigamos a modelagem como estratégia de estudo e seus efeitos na manipulação dos parâmetros temporais e na definição do caráter. Construído a partir de sobreposições rítmicas que resultam em linhas melódicas sobrepostas de três notas contra duas, o Ponteio 46 de Camargo Guarnieri (1907-1993) traz a indicação de metrônomo 80 para semínima e caráter íntimo. A amostra foi constituída de nove pianistas voluntários de distintos níveis acadêmicos. Para a coleta de dados, cada participante realizou cinco gravações dos vinte compassos iniciais do ponteio, incluindo a imitação de duas gravações comerciais como objetos de modelagem, e concedeu cinco entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados a partir dos relatos obtidos e das medições das cinco gravações de cada participante com auxílio do software Sonic Visualiser. Na discussão, focamos nas questões relacionadas à manipulação do andamento, das inflexões rítmicas e de dinâmica na definição do andamento e do caráter íntimo para salientar aspectos comuns e diferenças nas performances e nas decisões individuais.
Palavras-chave: Modelagem. Polirritmia. Inflexões rítmicas. Caráter.