Análise Schenkeriana como subsídio para a interpretação e performance violonística: Prelúdio BWV 999, de J. S. Bach

Authors

  • Fernando Benelli Poles Unesp

Keywords:

Schenker, Análise musical, Análise Schenkeriana, Bach, Performance violonística.

Abstract

Esse artigo apresenta uma análise musical do Prelúdio em Ré menor, BWV 999 de Johnann Sebastian Bach. O modelo utilizado para tal análise é o modelo de gráficos de camadas estruturais Schenkerianos. A análise visa estabelecer subsídios teóricos e formais para a interpretação e performance violonística da obra. A partir da análise musical são realizados paralelos com a técnica violonística necessária para a interpretação e performance de tal repertório

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando Benelli Poles, Unesp

Violonista, Guitarrista e professor de música nascido em São Jose do Rio Preto, SP. Mestrando em Música pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sob orientação da Prof. Dra. Lia Vera Tomás. Possui graduação em Bacharelado em Instrumento pela Universidade de Brasília (2003) e Faculdade de Música Carlos Gomes e pós-graduação em Docência no ensino superior, na FMU (2009), em São Paulo. Atualmente é professor de violão, teoria e iniciação musical no projeto Guri Santa Marcelina, em São Paulo, professor de violão, acústica, organologia e tecnologia musical na faculdade FACCAMP, em Campo Limpo Paulista. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ensino musical e produção musical.

References

BARROS, Guilherme S; GERLING, Cristina C. Análise Schenkeriana e Performance. Opus vol. 13, n. 2, p. 141-160, dez. 2007.

BORTZ, Graziela. As Ferramentas de Schenker no Ensino de Harmonia, Contraponto e Interpretação. Anais do XX Congresso da ANPPOM, 2010, Florianópolis, Pag. 1526-1532.

CADWALLADER, Allen; GAGNÉ, David. Analysis in tonal music: a Schenkerian approach. New York: Oxford University Press, 1998.

COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. London: W. W. Norton Company, Ltd, 1987

FRAGA, Orlando. Progressão Linear: uma breve introdução à teoria de Schenker. Curitiba: DeArtes – UFPR, 2009.

GECK, Martin. Bach. English translation by Anthea Bell. London: Haus Publishing Limited, 2003.

KUEHN, Frank M. C. Heinrich Schenker e The Art of Performance: uma análise de incongruências resultantes da sua tradução e uma proposta de resolução. Anais do XXI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM), Uberlândia, MG, 2011. Disponível em: http://unesp.academia.edu/fmc

NEUMEYER, David. A guide to Schenkerian analysis. New Jersey: Prentice-Hall, 1992.

RAMIRES, Marisa. Harmonia: uma abordagem prática: parte I. São Paulo, 2008, 1ª edição.

ROSEN, Charles. The Classical Style. Viking, New York/Faber, London, 1971; 1976 revised edn.

SNYDER, Bob. Music and Memory: an introduction. Cambridge, MA: MIT Press, 2001

VISCONTI, Ciro. Análise das relações de simetria em quatro dos estudos para violão de Villa-Lobos. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Música - Escola de Comunicação e Artes/Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

Partitura:

BACH, J. S. Prelude, BWV 999: For Lute tablature in C minor. Victoria, BC: Bradford Werner, 2015. Disponível em: http://www.thisisclassicalguitar.com/wp-content/uploads/2013/02/Bach-Prelude-BWV999.pdf

Published

2018-12-27

How to Cite

Poles, F. B. (2018). Análise Schenkeriana como subsídio para a interpretação e performance violonística: Prelúdio BWV 999, de J. S. Bach. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (21). Retrieved from https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/8463