O CANTO DAS SEREIAS (DA NOMEACAO NÔMADE A AUDIÇÃO DO INOMINÁVEL)

Autores/as

  • Paulo Pinheiro

Resumen

No Canto XII da Odisséia, Homero nos coloca diante de um Ulisses astucioso, que, por intermediação de um artifício cuidadosamente elaborado, consegue passar ileso pelo canto das sereias. O que teria Ulisses ouvido? Quais os critérios de sua astúcia e de sua thecné. Que riscos acompanham essa audibilidade difícil, requisitada e complexa, que abre caminho para tantas perspectivas que se desenvolveram na História do Pensamento. O artigo que ora apresento é uma reflexão crítica sobre os sentidos que estão em questão quando se trata de “dar ouvido” ao canto das sereias.

 

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Publicado

2014-11-09

Cómo citar

Pinheiro, P. (2014). O CANTO DAS SEREIAS (DA NOMEACAO NÔMADE A AUDIÇÃO DO INOMINÁVEL). DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (1). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/4212

Número

Sección

Artículos