A repetição e a eloquência eletroacústica

Autores/as

  • Jorge Antunes

Resumen

Resumo: Este trabalho avança no estudo dos recursos retóricos utilizados na música eletroacústica, especialmente naquele que faz uso da figura sintática chamada epanalepse, própria da literatura e do discurso verbal. Para ilustrar o estudo são analisados trechos de duas obras eletroacústicas: uma obra do brasileiro Tim Rescala e outra do canadense Francis Dhomont. O uso da repetição expressiva de objetos sonoros, objetos musicais e elementos musicais em geral, sem qualquer intenção de uma estética minimalista, evidencia a prática inconsciente de uma retórica eletroacústica.

 Palavras-Chave: epanalepse, música eletroacústica, música figural, retórica musical.

 Electronic epanalepsis: the expressive repetition, non-minimalist, in electroacoustic music

 Abstract: This paper advances in the study of rhetorical resources used in electroacoustic music, especially that which uses the syntactic figure called epanalepsis, usual in literature and verbal discourse. To illustrate the study it's presented an analyzis of parts of two electroacoustic compositions: a work of the brazilian composer Tim Rescala and other of the canadian composer Francis Dhomont. The use of expressive repetition of sound objects, musical objects and musical elements in general, without any intention of a minimalist aesthetic, shows a unconscious practice of an electroacoustic rhetoric.

 Keywords: epanalepsis, electroacoustic music, figural music, musical rhetoric.

 

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Publicado

2015-12-01

Cómo citar

Antunes, J. (2015). A repetição e a eloquência eletroacústica. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (15). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/5295

Número

Sección

Artículos