A representação da música como conhecimento nas obras de Adorno, DeNora e Elias
Resumen
Resumo: O artigo faz uma análise teórica de três obras oriundas da Sociologia da Música. A ênfase dada é sobre a maneira como a música é representada enquanto conhecimento em Theodor Adorno, Tia DeNora e Norbert Elias. Para isso, são apresentados sumariamente os pressupostos da Sociologia da Música, bem como da Sociologia do Conhecimento, esta última utilizada como ferramenta teórica que subsidiou a análise destes três autores. Através do entendimento sobre a abordagem sociológica com a música empreendida por estes três autores, espera-se contribuir com o campo teórico da Etnomusicologia, em especial com os estudos que sejam interessados em objetos que demandam uma abordagem de viés sociológico.
Palavras-chave: Sociologia da Música. Música como conhecimento. Abordagem sociológica da Música.
The representation of music as knowledge in the works of Adorno, DeNora e Elias
Abstract: This work makes a theoretical analysis of three works from Sociology of Music. He emphasized the way music is represented as knowledge in Adorno, Tia DeNora and Norbert Elias. For this, the assumptions of the Sociology of Music are presented briefly, as well as the Sociology of Knowledge, the latter used as a theoretical tool that subsidized the analysis of these three authors. Through the understanding of the sociological approach to the music undertaken by these three authors, it is hoped to contribute with the theoretical field of Ethnomusicology, especially those studies that are interested in objects that demand a sociological approach.
Keywords: Sociology of Music. Music as knowledge. Sociological approach to music.