Preparando a Performance: Empréstimo Musical em Pós-Tudos de Bruno Ruviaro
Palabras clave:
Empréstimo Musical, Performance, Pós-TudosResumen
Onze dos doze estudos para piano da série Pós-Tudo (2015-2016) do compositor brasileiro Bruno Ruviaro (n.1976) reutilizam e/ou transformam material musical de fontes diversas, da música popular brasileira, música pop americana à música de concerto francesa. O artigo discutirá os processos de “empréstimo musical” (BURKHOLDER, 1994; RUVIARO 2010) em três Pós-Tudos em sua relação com a construção da interpretação. A partir da taxonomia proposta por Burkholder, os processos de empréstimo musical são discutidos do ponto de vista da Performance.
Descargas
Citas
BARBOSA, Lucas de Paula; BARRENECHEA, Lucia. “A Intertextualidade Musical como Fenômeno.” PER MUSI: Revista de Performance Musical. v.8, p.125-136, jul/dez 2003.
BURKHOLDER, J. Peter. 'Borrowing, §1: Types of borrowing', In: Grove Music Online. Disponível em: http://www.grovemusic.com/shared/views/article.html?section=music.52918. Acesso em: 5 mai. 2017.
____________________ “The Uses of Existing Music: Musical Borrowing as a Field.” Notes, Second Series, v. 50, n. 3, p. 851-870, mar 1994.
CAMPOS, Augusto de. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994.
CARDASSI, Luciane. “Time and Place within a Performer-Composer Colaboration”. In: PRESGRAVE, Fábio Soren; NODA, Luciana (Org.) Ensaios sobre a Música do Século XX e XXI. Composição, Performance e Projetos Colaborativos. Natal: EDUFRN, 2016.
CLARKE, Eric. Escuchar la Interpretación. In: RINK, John (Ed.) La Interpretación Musical. Trad. Barbara Zitman. Madrid: Alianza Editorial, 2006.
CRUMB, George. Interview: Garrett Schumann interviews Composer George Crumb. SCHUMANN, Garrett. Jan. 2014. Disponível em: https://ums.org/2014/01/02/interview-garrett-schumann-interviews-composer-george-crumb/ Acesso em: 3 fev. 2018.
DOMENICI, Catarina L. “A Voz do Performer na Música e na Pesquisa.” In: II SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. Anais do II Simpom. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2012, n.2, p. 169-182.
____________________ “O Intérprete em colaboração com o Compositor: uma pesquisa autoetnográfica”. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 20, 2010, Florianópolis. Anais do XX Congresso da ANPPOM. Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, 2010, p.1142-1147.
GERLING, Cristina Capparelli. “Intertextuality, Narrativity and Tradition: 8 Brazilian Piano Sonatas.” Musica Theorica v. 1, n. 1, p.1-36, 2016.
KANNO, Mieko. “Prescriptive Notation: Limits and Challenges.” Contemporary Music Review, n. 26 (2), p. 231-254, abr 2007.
KLEIN, Michael L. Intertextuality in Western Art Music. Bloomington: Indiana University Press, 2005.
NATTIEZ, Jean-Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo: Via Lettera Editora e Livraria, 2005.
PY, Fernando. Prefácio. In: PROUST, Marcel. Em Busca do Tempo Perdido
(1913-1927) v.1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
REVISTA PROSA VERSO E ARTE. “Pixinguinha: ‘Carinhoso’ completa 100 anos!” (2017) Disponível em: https://www.revistaprosaversoearte.com/pixinguinha-carinhoso-completa-100-anos/ Acesso em: 20 fev. 2018.
RUVIARO, Bruno; ALDROVANDI, Leonardo. Indeterminação e Improvisação na Música Contemporânea Brasileira. 2001. Disponível em: https://ccrma.stanford.edu/~ruviaro/texts/Ruviaro_Aldrovandi_2001_Improvisacao_Indeterminacao.pdf Acesso em: 3 mar. 2017.
RUVIARO, Bruno. “Intellectual Improperty: Musical Borrowing as Manifest in Acoustic and Electroacoustic Compositions.” California: Standford University, 2010. Thesis (Doctoral of Musical Arts), Department of Music, Standford University.
______________.Correspondência via correio eletrônico em 18 de março de 2018.
SLOBODA, John A. A Mente Musical. A Psicologia Cognitiva da Música. Londrina: EDUEL, 2008.
TARUSKIN, Richard. Text and Act. New York: Oxford University Press, 1995.
Partituras
CHOPIN, Fréderic. 12 Etudes, Op.10. New York: Breitkopft & Härtel, 1913. Piano
JOBIM, Paulo. Cancioneiro Jobim: arranjos para piano. Rio de Janeiro: Jobim Music: Casa da Palavra, 2000. Piano.
RUVIARO, Bruno. Pós-Tudos (2016). Disponível em: https://scholarcommons.scu.edu/music/42/
Acesso em: 10 de maio de 2017. Piano