Conceitos sobre ajustes no Trato Vocal: Fundamentos para uma análise da utilização do vocal feminino no Symphonic Metal
Palabras clave:
Trato vocal, Heavy Metal Sinfônico, Ajustes vocais, Vocal feminino.Resumen
Esta pesquisa visa abordar conceitos acerca dos ajustes ocasionados no trato vocal e, por meio desses analisar o trabalho vocal desenvolvido por três vocalistas do subgênero musical Symphonic Metal, sendo elas: Anna-Maria Krawe (banda Therion), Simone Simons (banda Epica), e Tarja Turunen (banda Nightwish). A metodologia empregada neste trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e virtual, por meio da qual se buscou conceituar princípios do canto, para assim entender, analisar e comparar as mudanças vocais apresentadas pelas cantoras estudadas. O presente trabalho inicia por introduzir, brevemente, um histórico sobre o início do gênero musical Heavy Metal e alguns de seus subgêneros, buscando compreender o surgimento da denominação Symphonic Metal. A pesquisa apresenta, ainda, princípios sobre o canto e conceitos relacionados a ajustes musculares realizados no trato vocal. Após apresentar tais conceitos, se tornou possível analisar o trabalho vocal desenvolvido pelas cantoras de Symphonic Metal acima citadas, tendo como foco, apontar os ajustes dos seguintes componentes do trato vocal: laringe, véu palatino, língua, mandíbula e lábios. Por meio da realização desta análise, tornou-se possível constatar nas cantoras escolhidas, demonstrações de controle sobre o trato vocal, a respeito de seus ajustes realizados e das suas nuances timbrísticas alcançadas, bem como esta pesquisa veio a se tornar uma fonte para concepção de uma prática interpretativa vocal, dentro do estilo aqui abordado.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Marconi. Belting Contemporâneo: Aspectos técnico-vocais para Teatro Musical e Música Pop. Brasília: Musimed Edições Musicais, 2013.
Biografia Epica. Disponível em: Acesso em: 15/03/2018.
Biografia Nightwish. Disponível em: Acesso em: 15/03/2018.
Biografia Therion. Disponível em: Acesso em: 15/03/2018.
BAÊ, Tutti; PACHECO, Claudia. Canto equilíbrio entre corpo e som: Princípios da fisiologia vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2006.
CHRISTE, Ian. Heavy Metal: a história completa. São Paulo: Arx - Saraiva, 2010.
AUTORA, Nome. Título do trabalho. In: Anais do Evento de Pesquisa em Música, Universidade, Cidade, Estado, p.118-133, 2017. (Referência omitida para avaliação cega).
DINVILLE, Claire. A técnica da voz cantada. Rio de Janeiro: Enelivros, 1993.
Metal Sinfônico. Disponível em: . Acesso em: 15/03/2018.
LOUZADA, Paulo. As bases da educação vocal. Rio de Janeiro: O Livro Médico LTDA, 1982.
Pedroso, Maria Ignez. Técnicas vocais para os profissionais da voz. São Paulo: CEFAC, 1997. Monografia (Especialização em Voz), Centro Especializado em Fonoaudiologia Clínica, CEFAC, 1997.
PINHO, Sílvia. Fundamentos em Fonoaudiologia: Tratando os Distúrbios da voz. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
PINHO, Sílvia; KORN, Gustavo; PONTES, Paulo. Músculos Intrínsecos da Laringe e Dinâmica Vocal. Rio de Janeiro: Revinter, 2014.
SANTOS, Juliana Martins dos. Aspectos Acústicos e Fisiológicos do Sistema Ressonantal Vocal como ferramenta para ensino-aprendizagem do Canto Lírico. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010. Dissertação (Mestrado em Música), Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2010.
SCHWARZ, Karine. Modificações Laríngeas e Vocais produzidas pelo som vibrante lingual. 2006. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Voz Humana), Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.
Sharpe-Young, Garry. Metal: The Definitive Guide. USA: Jawbone Press, 2007.
SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: Fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP - Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
TAVARES, Juliana Gomes; SILVA, Erika Henriques de Araújo Alves da. Considerações teóricas sobre a relação entre respiração oral e disfonia. Revista Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, São Paulo, v. 13(4): 405-410. 2008.
VINIL, Kid. Almanaque do Rock. São Paulo: Ediouro, 2008.
Referências Sonoras
HOLOPAINEN, Tuomas. Once. Finlândia: Nuclear Blast / Spinefarm, 2004. Ghost love score, 10,02min. 1 disco compacto (57,35min): Digital, Stéreo. ICARUS 919.
JANSEN, Mark. Consign to Oblivion. São Paulo: Hellion, 2005. Quietus, 3,45min. 1 disco compacto (50,25min): Digital, Stéreo. HEL0437.
NIEMANN, Kristian. Sirius B. Alemanha: Nuclear Blast, 2004. Son of the sun, 5,36min. 1 disco compacto (54,6min): Digital, Stéreo. NBR 0150.