Estudo sobre a adaptação de ritmos nordestinos à bateria na performance de Airto Moreira
Palabras clave:
ritmos brasileiros na bateria, performance de Airto Moreira, improvisação musical, percussão brasileiraResumen
O presente artigo discute a performance do baterista Airto Moreira através de um estudo sobre sua abordagem para a adaptação de ritmos nordestinos na bateria. O objetivo deste artigo é discutir o papel determinante desempenhado pelo músico no processo de transposição destes ritmos para a bateria, discutindo a importância central de suas elaborações para outros bateristas contemporâneos a Airto. O contexto musical observado pelo artigo é campo da música instrumental brasileira de meados dos anos 1960 e princípio dos anos 1970. A metodologia adotada baseia-se em transcrições e análises musicais que são complementados por depoimentos colhidos junto a bateristas contemporâneos de Airto Moreira. Em sua conclusão o artigo revela a importância do grupo Quarteto Novo, o caráter inovador da abordagem de Airto para com o uso destes ritmos aplicados à bateria, além de apontar para um papel fundamental desempenhado por Moreira na formação das futuras gerações de bateristas brasileiros.
Descargas
Citas
BARSALINI, Leandro. As sínteses de Edison Machado: um estudo sobre o desenvolvimento de padrões de samba na bateria. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Campinas: UNICAMP, 2009. 172p
BERLINER, Paul. Thinking in jazz: the infinite art of improvisation. Chicago: The University of Chicago Press, 1994. 883p
CASACIO, Lucas Baptista. Helcio Milito: levantamento histórico e estudo interpretativo. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2012. Campinas: UNICAMP, 2012. 132p
CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da Bossa Nova. São
Paulo: Companhia das Letras, 1990. 457p
DIAS, Guilherme Marques. Airto Moreira: do sambajazz à música dos anos 70 (1964-1975). Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2013. Campinas: UNICAMP, 2013. 198p
GEROLAMO, Ismael de Oliveira. Arte engajada e música popular instrumental nos anos 60: o caso do Quarteto Novo. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2014. Campinas: UNICAMP, 2014
GOMES, Sergio. Novos caminhos da bateria brasileira. São Paulo: Irmãos Vitale, 2008. 108p
LARUE, Jan. Guidelines for style analyses. 2. ed. Michigan: Harmonie Park Press, 1992. 286p
LIMA, Realcino (Nenê). A bateria brasileira no século XXI. São Paulo: Edição do autor, 2008. 56p
LIMA, Realcino (Nenê). Entrevista de Guilherme Marques Dias em 21/09/2011. São Paulo. Registro em áudio. Casa do entrevistado.
MEIRELLES, Pascoal. Entrevista de Guilherme Marques Dias em 15/09/2011. Rio de Janeiro. Registro em áudio. Casa do entrevistado.
MONSON, Ingrid T.. Saying something: jazz improvisation and interaction. Chicago: The University of Chicago Press, 1996. 253p
MOREIRA, Airto. Entrevista de Guilherme Marques Dias em 26/10/2011. Curitiba. Registro em áudio. Casa do entrevistado.
PELLON, Oscar Luiz Werneck (Bolão). A Bateria. Disponível em http://www.ensaios.musicodobrasil.com.br/oscarbolao-abateria.htm. Acesso em 26 mai 2013.
ROCCA, Edgar. Ritmos brasileiros e seus instrumentos de percussão. São Paulo: EBM Europa, 1986. 80p
SANTOS, Eder Rocha dos. Zabumba moderno Vol. 1. Recife: Funcultura Pernambuco, 2005. 73p
SILVA, Robertinho. Entrevista Guilherme Marques Dias em 20/12/2011. Rio de Janeiro. Registro em áudio. Casa do entrevistado.
SIMÕES, Rodrigo. Quarteto Novo: um estudo de padrões rítmicos e melódicos recorrentes na improvisação de faixas selecionadas. 2005. Monografia (Especialização em Música Popular Brasileira) – Faculdade de Artes do Paraná, 2005. Curitiba: FAP 2005. 85p.
STEIN, Leon. Structure and Style: the study and analysis of musical forms. Evanston: Summy-Birchard Company, 1962. 266p
WEINBERG, Norman. Guidelines for drumset notation. Percussive Notes. Indianapolis v. 32, n. 3, p. 15-26, 1994