Estudo sobre a adaptação de ritmos nordestinos à bateria na performance de Airto Moreira

Autores/as

  • Guilherme Marques Unicamp
  • Fernando Hashimoto Unicamp

Palabras clave:

ritmos brasileiros na bateria, performance de Airto Moreira, improvisação musical, percussão brasileira

Resumen

O presente artigo discute a performance do baterista Airto Moreira através de um estudo sobre sua abordagem para a adaptação de ritmos nordestinos na bateria. O objetivo deste artigo é discutir o papel determinante desempenhado pelo músico no processo de transposição destes ritmos para a bateria, discutindo a importância central de suas elaborações para outros bateristas contemporâneos a Airto. O contexto musical observado pelo artigo é campo da música instrumental brasileira de meados dos anos 1960 e princípio dos anos 1970. A metodologia adotada baseia-se em transcrições e análises musicais que são complementados por depoimentos colhidos junto a bateristas contemporâneos de Airto Moreira. Em sua conclusão o artigo revela a importância do grupo Quarteto Novo, o caráter inovador da abordagem de Airto para com o uso destes ritmos aplicados à bateria, além de apontar para um papel fundamental desempenhado por Moreira na formação das futuras gerações de bateristas brasileiros.

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Biografía del autor/a

Fernando Hashimoto, Unicamp

Fernando Hashimoto é Professor Livre Docente de Percussão e Rítmica da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, onde tem desenvolvido pesquisa sobre o repertório brasileiro para percussão. É fundador e diretor do GRUPU - Grupo de Percussão da UNICAMP, e atuou como timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas por 16 anos. Atuou como Coordenador Geral dos Cursos de Graduação do Instituto de Artes/UNICAMP, bem como a Chefia de Departamento de Música/UNICAMP e foi Diretor do Instituto de Artes da Unicamp. Atualmente é Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Unicamp

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Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Marques, G., & Hashimoto, F. (2018). Estudo sobre a adaptação de ritmos nordestinos à bateria na performance de Airto Moreira. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (21). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/8450