A conversa enquanto método para emergência da escuta de si

Autores/as

  • Lílian Campesato NuSom-USP, Sonora
  • Valéria Bonafé EMESP, NuSom-USP, Sonora

Palabras clave:

escuta, conversa, subjetividade, alteridade, criação musical

Resumen

A partir de uma pesquisa de natureza prático-teórica, este artigo propõe forjar um método alternativo para apresentação, reflexão e análise de trabalhos artísticos. Na primeira parte, apresentamos o método - a conversa - e as reflexões sobre ele. Entendida enquanto espaço privilegiado para a investigação das poéticas de si, a conversa é não somente um meio para falar de um trabalho artístico, mas também um lugar de expressão de marcas éticas, estéticas e políticas. Na segunda parte do artigo, observamos o método da conversa em operação na análise dos dois trabalhos musicais feitos em 2015: de perto, de Lílian Campesato, e Trajetórias, de Valéria Bonafé. Os trabalhos tensionam um regime de escuta habitual e provocam, cada uma à sua maneira, o que chamamos de deslocamentos da escuta. Tanto na elaboração do método quanto na discussão sobre os trabalhos, reunimos um vocabulário comum, no qual conceitos como subjetividade e alteridade, habitual e não-habitual, familiar e estranho, foram experimentados. O artigo se constitui como um exercício inicial do que se poderia chamar de uma cartografia da subjetividade no campo da criação artística.

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Biografía del autor/a

Lílian Campesato, NuSom-USP, Sonora

Lílian Campesato é artista, pesquisadora e curadora. Seus trabalhos exploram o uso da voz e gesto combinados a recursos eletrônicos e audiovisuais interativos. Doutora pela Universidade de São Paulo, atua principalmente nas seguintes áreas: estudos do som, música experimental, artes sonoras e feminismos. Seus textos discutem ruído, experimentalismo e discursos contra-hegemônicos. Recentemente realizou pós-doutorado junto ao NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP com uma pesquisa que investiga os discursos acerca dos contornos e limites da música. Seus trabalhos sonoros investigam a voz e a performance. Pesquisadora do NuSom-USP e ativista da rede Sonora: músicas e feminismos. .www.liliancampesato.net

Valéria Bonafé, EMESP, NuSom-USP, Sonora

Valéria Bonafé é compositora, pesquisadora e professora. Realizou sua formação acadêmica - Bacharelado em Composição, Mestrado e Doutorado - na Universidade de São Paulo (Brasil) e na Musikhochschule Stuttgart (Alemanha). Entre os principais assuntos que têm mobilizado em suas pesquisas e trabalhos criativos recentes estão: as dimensões do tempo e do espaço; as noções de sonoridade e de imagem; a perspectiva da memória do afetos; a oralidade e o espaço (auto)biográfico; a escuta e o campo do feminismo. Atualmente é professora na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, pesquisadora do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP e ativista da rede Sonora: músicas e feminismos. Seus trabalhos estão disponíveis emwww.valeriabonafe.com.

Citas

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CAMPESATO, Lílian; BONAFÉ, Valéria. La conversación como método para la emergencia de la escucha de sí. In: El oído pensante, vol. 7, n. 1 (2019). Disponível em: http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante/article/view/14037.

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Publicado

2019-11-27

Cómo citar

Campesato, L., & Bonafé, V. (2019). A conversa enquanto método para emergência da escuta de si. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (22). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9651