“Via-os ao mesmo tempo ‒ ouvia-os ao mesmo tempo”: criação musical, teatralidade e autoanálise composicional
Palabras clave:
criação musical, processo criativo, autoanálise, teatralidade, dramaturgiaResumen
Ensaio de autoanálise composicional baseado no trajeto criativo de I saw them together ─ I heard them together (2017), um trio para flautista, clarinetista e saxofonista, com duração de aproximadamente 11 minutos. A autoanálise é compreendida como uma reflexão mediada pelo confronto com referências e documentos da prática composicional, resultando em uma narrativa, na qual o compositor-pesquisador concomitantemente reconhece e revela os sentidos atribuídos por ele mesmo ao processo criativo e à sua identidade artística. O projeto composicional dialoga com as investigações das interações música/gesto empreendidas por compositores da música de concerto pós-1960: aplicação de critérios composicionais a materialidades cênicas e exploração de sentidos narrativos na performance musical. O planejamento composicional da peça propunha uma estrutura de ações inspirada pela referência a um trecho do romance Coração das Trevas (1902), de Joseph Conrad (1857-1924). A escrita e a montagem foram permeadas de escolhas composicionais que visavam promover o fluxo da ação, ou seja, de soluções de continuidade entre suas seções e de interação entre as figuras cênicas dos instrumentistas. Essas escolhas englobam tratamento de materiais musicais e materiais cênicos que mutuamente costuram e avançam a forma e a narrativa.
Descargas
Citas
BERIO, Luciano. Circles (programme note). [Programme note on the first perfomance Berkshire Music Festival, Tanglewood, 1 August 1960 Berkshire Music Festival, Tanglewood, 1 August 1960]. Disponível em <http://www.lucianoberio.org/node/1969?90824144=1>, acesso em dezembro de 2018.
CHAVES, Celso Loureiro. Processo criativo e composição musical: proposta para uma crítica genética em música. In: Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Crítica Genética, X Edição, Anais…, 2012, pp. 237-245.
_____________________. Por uma pedagogia da composição musical. In: FREIRE, Vanda (Ed.). Horizontes da pesquisa em música. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010, pp. 82-95.
DE BENEDICTIS, Angela Ida. From “Esposizione” to “Laborintus II”: transitions and mutations of «a desire for theatre». In: FERRARI, Giordano (Org.). Le théâtre musical de Luciano Berio. Tomo 1: De Passagio à La Vera Storia. Paris: L’Harmattan, 2016.
DONIN, Nicolas. A autoanálise, uma alternativa à teorização? Opus, v. 20, n. 2, 2015a, pp. 149-200.
______________. Artistic research and the creative process: the joys and perils of self-analysis. In: NIERHAUS, Gerhard (Ed.). Patterns of intuition: musical creativity in the light of algorithmic composition. New York: Springer, 2015b, pp. 349-357.
______________. La musique, objet génétique non identifié ? Littérature, v. 2015/2, n. 178, 2015c, pp: 105-116.
______________. Empirical and historical musicologies of compositional processes: towards a cross-fertilisation. In: COLLINS, Dave (Ed.). The act of musical composition: studies in the creative process. Surrey, UK: Ashgate, 2012, pp. 1–26.
______________. Composer. Écritures musicales... sur le vif. Genesis [online], 31 | 2010a, URL: <http://genesis.revues.org/821>.
______________. Quand l’étude génétique est contemporaine du processus de création : nouveaux objets, nouveaux problèmes. Genesis, 31, 2010b, pp. 13-36.
DONIN, Nicolas; THEUREAU, Jacques. Voi(rex) de Philippe Leroux, éléments d’une genèse: reconstitution analytique du processus créateur d’une œuvre récemment créée. Dissonanz / Dissonance, n. 90, junho 2005, pp. 4-13.
LEROUX, Philippe. Question de faire: La génétique musicale in vivo… vue du côté du créateur. Genesis, 31 | 2010, pp. 55-63.
NOGUEIRA, Marcos. Semântica cognitiva: do processo criativo à musicologia. In: VOLPE, Maria Alice (Ed.). Teoria, crítica e música na atualidade. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2012, pp. 273-282.
OLIVEIRA, Heitor Martins. Música-como-teatro: uma prática composicional e sua autoanálise. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2018.
PITOMBEIRA, Liduíno. Diálogos entre a Musicologia e a Composição à luz de três modelos composicionais. In: VOLPE, Maria Alice (Ed.). Teoria, crítica e música na atualidade. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2012, pp. 261-272.
REBSTOCK, Matthias. Composed Theatre: mapping the field. In: REBSTOCK, Matthias; ROESNER, David. Composed Theatre: aesthetics, practices, processes. Kindle Edition. Bristol, UK / Chicago, USA: Intellect, 2012, Chapter 1.
REZENDE, Marisa. O fio e a trama. In: VOLPE, Maria Alice (Ed.). Teoria, crítica e música na atualidade. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-Graduação em Música, 2012, pp. 253-259.
ROESNER, David. Introduction: Composed Theatre in context. In: REBSTOCK, Matthias; ROESNER, David. Composed Theatre: aesthetics, practices, processes. Kindle Edition. Bristol, UK / Chicago, USA: Intellect, 2012.