O meio da voz e outras vozes: fala e canto na composição de um fonemoteto

Autores/as

  • Pedro Amorim Filho UFRB

Palabras clave:

música fonética, fonemoteto, fenomenologia, poesia sonora, composição musical

Resumen

O processo de composição de um “fonemoteto” serve de ponto de partida para uma reflexão sobre o papel da voz como mediadora entre música e linguagem e essa relação entre criação artística e reflexão teórica dão a estrutura deste texto. A partir de uma contextualização do campo da poesia sonora e uma conceituação de música fonética, seguem-se considerações fenomenológicas sobre a voz, a fala e o canto. Depois é apresentado um esquema de alinhamento entre materiais fonéticos e musicais. Num levantamento das inspirações mundanas da composição, propõe-se uma viagem que parte do moteto medieval, passando pela arte vocal ameríndia e culminando numa consideração das vozes humanas e mecânicas. Por fim, apresenta-se uma perspectiva de finalização da obra em processo.  

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Biografía del autor/a

Pedro Amorim Filho, UFRB

Professor Adjunto da área de Música e Cultura no CECULT (Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas) da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano). Doutor em Composição Musical pela Universidade Federal da Bahia , com a tese "Compor no Mundo: um modelo de compor sobre bases fenomenológicas"(PPGMUS-UFBA: 2014). Mestrado na mesma instituição (2009) com a dissertação: "Poética da Experiência: uma investigação sobre indeterminismo na música". Graduado em composição musical na Escola de Música da UFBA, com passagem de um ano, em mobilidade estudantil, na Escola de Música da UFMG. Atua como pesquisador nas áreas de composição e música experimental e já foi docente em algumas instituições de ensino técnico como a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (lecionando os componentes "Música" e "Processos Criativos") e o Centro de Formação em Artes da Fundação Clóvis Salgado (CEFAR), em Belo Horizonte, lecionando trilha sonora, além de ter ministrado a matéria Improvisação III na graduação em composição da UFBA (tirocínio docente). Como artista, entre outras coisas, participou de projetos aprovados pelo prêmio Funarte Nacional de Artes Cênicas de Rua por duas vezes, numa sendo proponente (Antologia da Árvore, 2012). Vem participando de processos colaborativos com artistas e coletivos de Belo Horizonte, São Paulo, Montevideo (URU), Salvador, Rosario (ARG), Buenos Aires e outras cidades, em projetos envolvendo diversas linguagens e intermídias: dança, teatro, performance, intervenção urbana, artes visuais. Como compositor possui obras musicais e trilhas executadas em diversas cidades do país (Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Aracaju, São Paulo, Recife, etc) e do exterior (Santiago do Chile, Buenos Aires, Montevidéu, Rosario [ARG], Mannheim [ALE], Paris). Atualmente pesquisa processos criativos em música com foco no elemento ritmo e faz parte do corpo docente efetivo do CECULT-UFRB (Centro de Culturas Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Colaborou recentemente na construção do currículo de um novo curso de Licenciatura em Música na instituição. O foco principal da contribuição acadêmica está no estudo dos processos criativos e nas questões de linguagem musical. Também são foco interesse as diversas forma de interação e interdisciplinaridade possíveis a partir campo da música, em conexão com outros saberes: as ciências humanas, a diversidade das expressões artísticas e os aspectos técnicos e tecnológicos da produção de música. 

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Publicado

2019-12-29

Cómo citar

Filho, P. A. (2019). O meio da voz e outras vozes: fala e canto na composição de um fonemoteto. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (22). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9660