Reterritorializações: Análise e composição assistida por computador na criação e Rastros para piano e live-electronics.

Autores/as

  • Lucas Quinamo Mendonça Unicamp
  • Tadeu Moraes Taffarello Unicamp

Palabras clave:

composição assistida por computador, composição algorítmica, live-electronics, análise musical

Resumen

Este artigo discute a relação que houve entre análise e composição assistida por computador na composição musical de Rastros, de Lucas Quinamo Furtado de Mendonça, para piano e live-electronics. A peça foi composta a partir da imagem poética de rastros musicais deixados pela análise musical de Epigramas e 3 Miniaturas, ambas do compositor Edino Krieger. O texto elenca os processos de desterritorialização e reterritorialização envolvidos na análise, na criação do algoritmo, na escrita final da partitura e na criação da eletrônica, bem como também faz uma breve explicação da criação dos algoritmos em Openmusic que serviram para a criação da parte do piano e discute possibilidades para a composição assistida por computador.

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Biografía del autor/a

Lucas Quinamo Mendonça, Unicamp

Tem experiência na área de música, atuando principalmente no seguinte tema: composição musical e pedagogia musical. Atualmente participa do grupo de estudos do som e processos criativos da Unicamp, certificado pelo CNPq.

Tadeu Moraes Taffarello, Unicamp

é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal. Teve peças estreadas por Fábio Presgrave, Niew Ensemble Amsterdam, Fabrício Ribeiro, Orquestra Sinfônica da Uel e Lucia Cervini, dentre outros. Como pesquisador, atualmente trabalha junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea, órgão vinculado ao Ciddic/Unicamp. É bacharel, mestre e doutor em música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como docente pela UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).

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Publicado

2019-12-29

Cómo citar

Mendonça, L. Q., & Taffarello, T. M. (2019). Reterritorializações: Análise e composição assistida por computador na criação e Rastros para piano e live-electronics. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (22). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9661