A sonificação e suas práticas artísticas: incursões na art-science, na música, na arte sonora e na data art.

Autores/as

  • Augusto Piccinini

Palabras clave:

Sonificação. Art-science. Música. Arte Sonora. Data art.

Resumen

A sonificação é um campo relativamente jovem. Consolidou-se nos anos 1990 como um campo de pesquisa científica, mas também como prática artística. Busco neste artigo investigar a sonificação no âmbito artístico. Primeiro, devemos entender de que maneira a sonificação é definida nas artes e como ela se relaciona com a sonificação no âmbito da pesquisa científica. Em seguida, identificarei alguns campos artísticos em que a sonificação se insere para, com isso, analisar as questões levantadas pela sonificação em cada um destes campos. Os campos que serão analisados serão: art-science, música, arte sonora, e data art.

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Biografía del autor/a

Augusto Piccinini

Augusto Piccinini é graduando do curso de composição musical da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Entre 2016 e 2017, realizou como bolsista FAPESP o projeto de iniciação científica intitulado “Aspectos técnicos e estéticos da sonificação na música e nas artes sonoras”, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta. Entre 2016 e 2017, participou como bolsista FAPESP (modalidade de bolsa: Treinamento técnico TT-1) do projeto “Estudo crítico de técnicas emergentes para a análise de obras musicais compostas nos séculos XX-XXI e gravação com narração em língua portuguesa do Solfège de l'objet sonore de Pierre Schaeffer”, orientado pela Prof. Dr. Adriana Lopes Moreira da Cunha. 

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Publicado

2020-01-25

Cómo citar

Piccinini, A. (2020). A sonificação e suas práticas artísticas: incursões na art-science, na música, na arte sonora e na data art. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (23). Recuperado a partir de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/9715