Dissimulation - plataforma participativa de intervenção sonora para celulares
Palabras clave:
gambioluteria, música eletroacústica, música móvelResumen
Dissimulation é uma plataforma participativa de intervenção sonora para dispositivos móveis. Utilizando re- cursos que estão literalmente em nossas mãos, o trabalho cria instrumentos para celulares que possam ser utilizados em diferente contextos por várias pessoas. Paralelamente ao desenvolvimento de instrumentos participativos, o projeto tem como objetivo propor ações que interfiram no estado de isolamento e dissimulação proporcionado pela presença massiva dos dispositivos móveis digitais. Pautado na metodologia da gambiolute- ria – construção de instrumentos sonoros orientados pelo princípio da gambiarra – os resultados consistem em várias propostas de ações e performances que colocam em jogo o estado de ubiquidade e dissimulação que os dispositivos digitais instauram. Para dar conta desse percurso, o texto foi estruturado da seguinte forma: breve apresentação de Dissimulation, contextualização sobre o papel dos dispositivos móveis, luteria orientada pela gambiarra, relatos de performances e intervenções e, por fim, considerações finas. Nos primeiros parágrafos o leitor entenderá o que é e como surge Dissimulation.
Descargas
Citas
Arpaci, Ibrahim. 2019. “Culture and nomophobia: The role of vertical versus horizontal collectivism in predicting nomophobia.” Information Development 35 (1): 96–106.
Brinkmann, Peter, Peter Kirn, Richard Lawler, Chris McCormick, Martin Roth, and Hans-Christoph Steiner. 2011. “Embedding pure data with libpd.” Proceedings of the Pure Data Convention, Volume 291. Citeseer.
Crary, Jonathan. 2016. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. Ubu Editora LTDA-ME.
Deleuze, Gilles. 1992. “Post-Scriptum: sobre as sociedades de controle∥ in Conversações.” Rio de Janeiro: Trinta e Quatro, p. 226.
Iglesia, Daniel. 2016. “The Mobility is the Message: the Development and Uses of MobMuplat.” Pure Data Conference (PdCon16). New York.
kampela-site. Arthuk Kampela, howpublished = http://www.kampela.com/compositions.htm, note = Ac- cessed: 2019-12-20.
Meirelles, Fernando. 2019. “30a Pesquisa Anual do FGVcia da FGV/EAESP: Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas.” Technical Report.
Obici, Giuliano. 2008. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras.
Obici, Giuliano. 2014. “Gambiarra e experimentalismo sonoro.” Ph.D. diss., São Paulo: ECA-USP, Berlim: Technische Universität.
Obici, Giuliano..2017. “Gambioluthiery: Revisiting the Musical Instrument from a Bricolage Perspective.” Leonardo Music Journal.
Obici, Giuliano Lamberti, and Flávio Luiz Schiavoni. 2011. “Concerto para lanhouse.” Proceedings of the Linux Audio Conference. Maynooth, 170–174.
Puckette, Miller. 2007. The theory and technique of electronic music. World Scientific Publishing Company.
Smetak, Walter. 2001[1980]. Simbologia dos instrumentos. Salvador: Associação Amigos de W. Smetak.