“Parafuso”, de Ronen Altman

A predeterminação no processo criativo da Orquestra Popular de Câmara

Autores

  • Paula Zimbres Unicamp

Palavras-chave:

Música popular instrumental brasileira (MPIB), Processo criativo, Composição, Improvisação, Compassos não-isócronos

Resumo

A Orquestra Popular de Câmara foi um coletivo musical criado na cidade de São Paulo em 1997, por iniciativa do pianista Benjamim Taubkin e do multissoprista Teco Cardoso, com o objetivo estético de promover o “encontro do mundo contemporâneo com o tradicional” por meio da “apropriação de linguagens populares e eruditas”. Nesse contexto, a coexistência, no repertório da Orquestra, de músicas com “estruturas fechadas”, marcadas pela predeterminação composicional, ao lado de outras com “estruturas abertas”, definidas interativamente “no curso da performance”, tornou-se marca de sua estética e um dos principais elementos usados para referenciar, em seu processo criativo, cada um dos polos do contínuo que o grupo pretendia abranger. O presente artigo visa discutir o processo composicional por trás dessas “estruturas fechadas” a partir da análise da faixa “Parafuso”, composição do bandolinista Ronen Altman gravada no primeiro álbum da Orquestra. Em contraste com as faixas de “estruturas abertas”, descritas em artigo anterior, que consistem em temas conectados por longos “climas improvisados” (termo de Taubkin), esta faixa evidencia um planejamento estrutural que condiz com seu processo de criação: segundo relato do próprio Altman, ela surgiu como um exercício de composição em um ambiente educacional de viés erudito, e a análise apresentada aqui busca apontar os elementos que demonstram esse caráter de predeterminação. Além disso, tendo em vista que uma das características mais marcantes da composição é sua construção rítmica não-isócrona (em compasso 11/8), o artigo inclui uma breve discussão sobre esses compassos e sobre como sua utilização na música ocidental, seja erudita ou popular, foi se naturalizando gradativamente ao longo do século XX.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Zimbres, P. (2023). “Parafuso”, de Ronen Altman: A predeterminação no processo criativo da Orquestra Popular de Câmara. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, 27(1), 115–143. Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/12982

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Artigos