A teatralização da performance instrumental na música para violão de Arthur Kampela

Autores

  • Ledice Fernandes de Oliveira Weiss USP - Fapesp

Palavras-chave:

Gesto instrumental. Teatralidade. Arthur Kampela. Violão. Técnica percussiva.

Resumo

Este artigo busca investigar o potencial cênico inerente às obras para violão (em maioria peças solistas ou para pequenas formações camerísticas) do compositor brasileiro Arthur Kampela. Com este intuito, e almejando identificar em tais obras o elo existente entre performance e escrita musical, as comparamos àquelas de certos compositores do século XX; é assim que identificamos pontos comuns - sobretudo considerando o gesto instrumental como ponto focal - com o teatro instrumental de Mauricio Kagel, com a musique concrète instrumentale de Helmut Lachenmann e com as técnicas estendidas presentes no repertório violonístico dos últimos sessenta anos. Faz-se um levantamentos das ações instrumentais que o violonista executa a partir de gestos percussivos e estendidos; identificam-se as elaboradas construções rítmicas que permitem-lhe emancipar o movimento de uma mão em relação à outra e que conferem à performance um aspecto coreográfico. Constatamos que a teatralidade das peças de Arthur Kampela vem, em grande parte, da própria relação entre o instrumentista e seu instrumento, do potencial sonoro de seu corpo e do potencial cênico da própria situação de concerto. O movimento corporal engendrado pelos gestos instrumentais é visto como uma série de ações físicas e musicais; ele é também abordado em sua perspectiva espacial (ocupação e exploração do instrumento), propostas que encontram sua origem nas ideias de personalidades do teatro e da dança, tais como Jerzy Grotowski e Klauss Vianna. Colocando-se constantemente como intérprete, Kampela permite que suas obras tenham o instrumentista e sua personalidade como tema principal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, USP - Fapesp

Ledice Fernandes realiza atualmente um pós-doutorado financiado pela FAPESP na Universidade de São Paulo, trabalhando com a noção do gesto (instrumental, sonoro, corporal e cênico) na performance e composição musical. Ela estudou violão no Brasil, seu país natal, na Alemanha e na França, com Pablo Marquez, Paul Galbraith, Franz Halasz, David Russell, Edelton Gloeden e Turibio Santos. Em seu percurso, ela obteve diversos diplomas dentre os quais se destacam o Künstlerisches Diplom e o Meisterklasse da Hochschule für Musik Nürnberg- Augsburg obtidos com nota máxima. Ela já se apresentou no Brasil, na Alemanha e na França, tendo dado mais de uma centena de concertos seja como solista ou em formações de música de câmara. Dentre estas, ela criou o Duo Ebano em parceria com o violoncelista carioca Pedro Bielschowsky. Enfim, Ledice Fernandes sempre participou de projetos teatrais tanto no Brasil como durante sua estadia nos Estados Unidos na Georgia State University.

Com relação à sua trajetória acadêmica, após ter se graduado bacharel em artes cênicas pela Universidade de São Paulo e mestre em música e musicologia pela Universidade do Rio de Janeiro, ela produziu um Master II a respeito da obra de H. W. Henze na Universidade de Lyon e uma tese de doutorado acerca do papel do violão em obras de teatro musical e instrumental do século XX. Participou, durante os últimos anos, de colóquios e congressos (ABRAPEM, Journées d’etudes em Nice, EITAM), e publicou artigos em revistas de música (Vortex, Soundboard, Violao Intercâmbio).

Como professora, ela trabalhou no Conservatório Beethoven de São Paulo, no Centro Musical da Krutenau em Strasbourg, e na Ecole de musique de la Vallée de Kaysersberg, no norte da França. É professora de violão da Académie de Musique et de Danse de la CCMP, na região de Lyon, na França.

Referências

BORTZ, Graziela. Modulação micrométrica na música de Arthur Kampela. In: Per Musi, Belo Horizonte, n.13, 2006, p.85-99.

BRAZ, Luzia Carion. A iniciação ao treinamento do ator através da técnica corporal desenvolvida por Klauss Vianna. Dissertação (Mestrado). São Paulo: CAC-ECA-USP, 2004. 153 p.

BROUWER, Leo. La Espiral Eterna. Mainz: Shott ’s, 1971. Partitura.

CAULLIER, Joëlle. La condition d’interprète. In: Revue DEMéter, 2002, Lille, Université de Lille, 2002. 10 p. Disponível em: <http://demeter.revue.univ-lille3.fr/interpretation/caullier.pdf >. Acesso em 19. março 2014.

CURY, Fernando. Analise dos elementos composicionais da obra violonística de Arthur Kampela. In: Post-ip (Revista do Forum Internacional de Estudos em Musica e Dança), v.2, n. 2, 2013, Aveiro, p. 78-87. Disponível em: <http://revistas.ua.pt/index.php/postip/article/view/3413/3162>. Acesso em 08 dez. 2017.

CURY, Fernando Sávio da Conceição. Percussion Study I, de Arthur Kampela : um guia para intérpretes. Dissertação (Mestrado em Música). Rio de Janeiro: Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. 104 p.

DONIN, Nicolas. Pourquoi ce blog change-t-il de nom ?. In: Gestes, instruments, notations

…dans la création musicale des XXe et XXIe siècles,13 out. 2016. Disponível em: <https://geste.hypotheses.org/category/billets >. Acesso em 21. fev. 2018.

FERRAZ, Silvio. De Tinnitus a Itinerarios do Curvelo. In: CONGRESSO DA ANPPOM, n. 17, 2007, São Paulo. Anais do congresso. Disponível em: <http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/composicao/comp _SFerraz.pdf> Acesso em 8 dez. 2017.

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. 4. ed. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1992. 220 p.

HORNSBY, Sarah Brook. A flauta explodida de Arthur Kampela: Um guia interpretativo para Elastics II and Happy Days. Tese (Doutorado em musica). Campinas: Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2015. 161 p.

IAZZETTA, Fernando. Meaning in Musical Gesture, 1997. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/papers/gesture.htm>. Acesso em 12.10.2016.

KAGEL, Mauricio. « Les perturbations organisées ». In: Acanthes An XV, 1981, Villeneuve-lès- Avignon/ Fondettes, Van de Velde, pp. 77-84.

KAGEL, Mauricio. Sonant. Frankfurt: Henry Litolff’s Verlag/ C.F. Peters, 1964. Partitura.

KAGEL, Mauricio. Tam-tam : Dialoge und Monologe zur Musik. München/Zürich: R. Piper & Co. Verlag, 1975, traduçao francesa: Christian Bourgois éditeur, 1983.

KALTENECKER, Martin. Avec Helmut Lachenmann. Paris: Édition Van Dieren, 2002.

KAMPELA, Arthur. A Knife All Blade: Deciding the Side Not to Take. In: Current Musicology 67/68, Columbia University, 2002. p. 167-193.

KAMPELA, Arthur. Arthur Kampela on Contact”, 2005. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=R0XshLJbtZ0>. Acesso em 02.02.2016.

KAMPELA, Arthur. Danças Percussivas (Percussion Study I and II). s.l. Edição particular do compositor, 1995. Partitura.

KAMPELA, Arthur. Entrevista concedida a FERNANDES, Ledice em 8 jul. 2017. São Paulo, 2017. Arquivo de vídeo em formato mp4.

KAMPELA, Arthur, CURY, Fernando. Violão Entre Vistas. s.l. s.n. s.d. Disponível em : <https://www.youtube.om/watch?v=zNttEFBFkFY>. Acesso em: 7 dez. 2014.

KATZ, Helena. Método e técnica: faces complementares do aprendizado da dança. In: VIANNA, Angel (Org.). Sistema, método ou técnica? Rio de Janeiro: Funarte, 2009. p. 26-32.

KRIEGER, Edino. Ritmata. Paris: Max Eschig, 1975. Partitura.

LABAN, Rudolf, ULLMANN, Lisa. Dominio do Movimento. São Paulo: Summum editorial, 1978. 268 p.

LACHENMANN, Helmut. Lachenmann. In : KALTENECKER, Martin (Org.). Avec Helmut Lachenmann. Paris: Édition Van Dieren, 2002. p. 45-46.

LACHENMANN, Helmut. Les sons représentent des événements naturels. In : Das Mädchen mit den Schwefelhölzern [programa do concerto]. Paris: Opera de Paris, 2006.

LACHENMANN, Helmut. Salut für Caudwell für zwei Gitarristen. Wiesbaden: Breitkopf und

Härtel, 1985. Partitura.

LEHMANN, Hans-Thies. Le théâtre postdramatique. Paris: L’Arche, 2002. 308 p.

MADEIRA, Bruno. O Gesto Corporal como Potencializador de Significado na Performace Violonistica. Tese (Doutorado em musica). Campinas: Instituto de Artes, Unicamp, 2017. 149 p.

MELLO, Felipe Marques de. Preparação para performance de musica de câmara com violão: o uso do corpo no repertório com técnicas estendidas. Dissertação (Mestrado). São Paulo: IA-UNESP, 2015. 92 p.

PERCUSSION STUDY I, KAMPELA, Arthur (compositor e intérprete, violão). s.d.s.l. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NjmP1kpwgTw>. Acesso em 10 fev. 2017.

PERCUSSION STUDY V, MARQUEZ, Pablo (intérprete, violão). s.d.s.l. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iOoFTC0SxWk >. Acesso em 3 set. 2017.

RODRIGUES, Mauro. Performance, Corpo e Ação na Composição Musical. Tese (doutorado). Belo Horizonte: UFMG, 2012. 281 p.

ROMAO, Paulo César Veríssimo Romão. Técnicas Estendidas: Reflexões e aplicações ao violão. In: CONGRESSO DO SIMPOM, n. 2, 2012. s.l. Anais do congresso. p. 1293- 1302.

SILVA, Mario. Elementos Percussivos Estruturais: uma abordagem em obras para violão de Edino Krieger e Arthur Kampela. SIMPÓSIO ACADÊMICO DE VIOLAO DA EMBAP, n. 2, 2008. Anais do simpósio. l

SILVA, Mario. Violão expandido: panorama, conceito e estudos de caso nas obras de Edino Krieger, Arthur Kampela e Chico Mello. Tese (Doutorado em musica).Campinas: Instituto de Artes, UNICAMP, 2013. 298 p.

STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Tradução: Pontes de Paula Lima (da tradução norte-americana). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1964.

STANISLAVSKI, Constantin. Minha Vida na Arte. Tradução de Paulo Bezerra (do original russo). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1989.

VARGAS, Daniel. A complexidade rítmica no Estudo Percussivo II de Arthur Kampela. IN: Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.170-180.

VELOSO, Gustavo Antonio Valezi. A Composição e Corpo Cênico: um estudo de artes corporais para a composição de uma cena híbrida. Dissertação (Mestrado). Campinas: UNICAMP, 2012. 177 p.

VIANNA, Klauss. A dança. 3 ed. Sao Paulo: Summus, 2005. 160 p.

VON DER WEID, Jean-Noël. La musique au XXe siècle. Paris: Hachette, Collection Pluriel, 1992. 382 p.

TOFFOLO, Rael Bertarelli Gimenes. Considerações sobre a Técnica estendida na performance e composição musical. CONGRESSO DA ANPPOM, n. 10, 2010. Anais do Congresso. p. 1280-1285.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Como Citar

Weiss, L. F. de O. (2018). A teatralização da performance instrumental na música para violão de Arthur Kampela. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (20). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/7859