Musical Performance Ethics

Autores

  • William Teixeira Unirio
  • Silvio Ferraz USP

Palavras-chave:

Musical Performance, Ethics, Performance Philosophy, Contemporary Music

Resumo

Is there such a thing in music as meaning? This question has been made several times in the history of western music, but, anyways, what is the consequence of its answer for musical performance? This short reflection aims to bring some references for guiding the research on ways of making music that embody values as meaning and affections. For the whole history of human thought Ethics has been the discipline where values and beliefs are put into practice. The assumption of existence or not of something in reality necessarily led to a consequent action. Thus, Ethics deals not that much with the righteousness of an action but with the responsibility of doing the action. This is how can be suggested such a thing as a musical performance Ethics; not in the sense of a right or wrong performance, but as a responsible and adequate performance in relation of a set of values (and finally to reality). This matter will be considered mostly after two branches of Aristotelian works: Rhetoric and Ethics. Finally, the reflection ends with the proposition of a musical phronesis, with special focus on the performance of the contemporary repertoire.

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Biografia do Autor

William Teixeira, Unirio

William Teixeira é Bacharel em música com habilitação em violoncelo pela UNESP, Especialista em Teologia Bíblica pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação "Andrew Jumper", Mestre em música pela UNICAMP e Doutor em música pela USP. Pesquisa as relações entre a retórica e a música contemporânea a partir do referencial das neorretóricas do século XX. Seu trabalho já foi exposto em eventos nas áreas de música, teologia e análise do discurso em diversos estados do Brasil, além de Europa, Reino Unido e Estados Unidos. Ao violoncelo, já atuou como solista frente a grupos como Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de Rio Claro, Orquestra de Câmara da USP, Fukuda Cello Ensemble e Camerata Madeiras Dedilhadas UFMS. Foi aluno dos professores Francisco Paes e Eduardo Bello até se tornar discípulo de André Micheletti. Tem desenvolvido trabalho dedicado à interface entre aspectos teóricos e práticos da música contemporânea, tendo estreado dezenas de obras de diversas gerações de compositores brasileiros. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS

Silvio Ferraz, USP

Silvio Ferraz iniciou em 2014 suas atividades como professor do curso de composição do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2002 e 2013 atuou como Professor Associado do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP, no biênio 2009-2010 foi Diretor Pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo e Diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Estudou composição com os principais representantes do movimento Música Nova em São Paulo nos anos 70, Willy Correa de Oliveira, Oliver Toni e Gilberto Mendes, na Universidade de São Paulo. Posteriormente participou nos seminários de composição de Brian Ferneyhough, na Fundação Royaumont em Paris, e de Gerard Grisey e Jonathan Harvey no IRCAM, oportunidade em que completou sua formação de compositor. Desde 1985 participa ativamente dos principais festivais brasileiros de música contemporânea, sobretudo o Festival Música Nova e a Bienal de Música Brasileira Contemporânea, com algumas saídas para fora do Brasil ao participar do Festival d’Automne à Paris 1994 e do festival Sonidos de las Americas, Carnegie Hall-N.York, em 1996. É doutor em Comunicação e Semiótica, Livre Docente pela Universidade de Campinas, autor de Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007). Bolsista da Fundação Vitae em 2003, pesquisador associado à Fapesp e pesquisador do CNPQ.

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Publicado

2018-05-31

Como Citar

Teixeira, W., & Ferraz, S. (2018). Musical Performance Ethics. DEBATES - Cadernos Do Programa De Pós-Graduação Em Música, (20). Recuperado de https://seer.unirio.br/revistadebates/article/view/7868