Morte e morrer em oncologia: relato de experiência a partir da extensão universitária

Autores

  • Rafaela de Almeida Rosa Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Macaé http://orcid.org/0000-0002-5598-7768
  • Nathália Borges Melo de Brito Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé
  • Christian Marx Carelli Taets Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé
  • Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4427-7864

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2022.v7i13.228-240

Palavras-chave:

Morte e oncologia, Tanatologia, Educação para a morte, Extensão universitária, Morte e ensino universitário

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, a partir da descrição de alunos de Medicina, Farmácia, Nutrição, Biologia e Enfermagem, de diversas Instituições de Ensino Superior, além de profissionais da odontologia, que participaram do I Curso de extensão em oncologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, e responderam sobre o significado da morte e morrer do paciente, após uma dinâmica que utilizava música para proporcionar reflexão sobre o tema. A partir da análise das respostas dos participantes é possível perceber a extrema relevância da abordagem dessa temática na extensão universitária, já que a morte e o morrer são vivências frequentes na prática profissional, mas pouco abordadas durante os cursos de graduação da área da saúde, culminando na formação de profissionais despreparados para lidar com tal temática.

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Biografia do Autor

Rafaela de Almeida Rosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Macaé

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estudante de iniciação científica pelo Laboratório de Pesquisa Integrada em Saúde (PIS/CNPQ). Bolsista do programa de monitoria da UFRJ na disciplina Enfermagem nos Cuidados Básicos de Saúde à Mulher. Voluntária no projeto de extensão Oficinas Musicais: desenvolvendo aprendizagem, criatividade e cidadania. Voluntária no projeto de extensão VacinAÇÃO: prevenção e educação em saúde no combate à COVID-19.

Nathália Borges Melo de Brito, Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé

Médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Enfermeira formada pela Universidade José do Rosário Vellano. Atua como Sargento da Aeronáutica na emergência do Hospital Central da Aeronáutica.

Christian Marx Carelli Taets, Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé

Estudante de Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e estudante de iniciação científica pelo Laboratório de Pesquisa Integrada em Saúde (PIS/CNPQ).

Gunnar Glauco De Cunto Carelli Taets, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem do Instituto de Enfermagem do Centro Multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé, e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Rosa, R. de A., Melo de Brito, N. B., Taets, C. M. C., & Taets, G. G. D. C. C. (2022). Morte e morrer em oncologia: relato de experiência a partir da extensão universitária. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 7(13), 228–240. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2022.v7i13.228-240