Morte e morrer em oncologia: relato de experiência a partir da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2022.v7i13.228-240Palavras-chave:
Morte e oncologia, Tanatologia, Educação para a morte, Extensão universitária, Morte e ensino universitárioResumo
Trata-se de um relato de experiência, a partir da descrição de alunos de Medicina, Farmácia, Nutrição, Biologia e Enfermagem, de diversas Instituições de Ensino Superior, além de profissionais da odontologia, que participaram do I Curso de extensão em oncologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, e responderam sobre o significado da morte e morrer do paciente, após uma dinâmica que utilizava música para proporcionar reflexão sobre o tema. A partir da análise das respostas dos participantes é possível perceber a extrema relevância da abordagem dessa temática na extensão universitária, já que a morte e o morrer são vivências frequentes na prática profissional, mas pouco abordadas durante os cursos de graduação da área da saúde, culminando na formação de profissionais despreparados para lidar com tal temática.
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