Editorial: v. 06, n. 11, jan./jun. 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2021.v6i11.1-10

Resumo

Disponibilizamos para nossas leitoras e nossos leitores mais um número da Revista M. Estudos sobre a Morte, os Mortos e o Morrer, que traz em destaque o dossiê Epidemias e suas narrativas multidisciplinares ao longo da História. Esta edição constitui uma oportunidade para o entendimento das complexas e profundas relações que construímos quando pensamos na morte e, especialmente, em tempos de crise, como nas pandemias. Nas reflexões aqui presentes, conceitos como necropolítica, sindemia, mistanásia apontam para a premência de repensar as condições sociohistóricas desiguais a que estão submetidas parcelas inteiras de populações, especialmente as do eixo sul do mundo. Os artigos podem ser tomados como essenciais para pensar as (im)possibilidades de transformação de técnicas corporais, as negociações, os conflitos resultantes de saberes, certezas e dúvidas e as frustrações da vivência dos ritos de velório, sepultamento e luto. Se na iminência da morte é preciso reordenar a regra, a leitura dos textos aqui presentes possibilita um entendimento de que nem tudo pode ser controlado, nem todas as modificações são aceitas, mesmo em períodos transitórios, como neste momento pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Vicente da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Claudia Rodrigues, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Marcelina das Graças de Almeida, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil. Professora dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Coordenadora do ASI - Arquivo de Som e Imagem, situado no Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design, UEMG. Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC).

Downloads

Publicado

2021-09-28

Como Citar

Vicente da Silva, A. ., Rodrigues, C., & de Almeida, M. das G. . (2021). Editorial: v. 06, n. 11, jan./jun. 2021. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 6(11), 1–10. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2021.v6i11.1-10