O design, o cemitério e a educação patrimonial: um estudo para a construção de um caderno de atividades pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2024.v9n17.e11614Palavras-chave:
Design, Educação Patrimonial, Cemitério do Bonfim, InterdisciplinaridadeResumo
O artigo discorre sobre o Design como orientador de atividades de educação patrimonial, tendo como objeto de estudo o patrimônio cultural, Cemitério do Bonfim, situado na capital Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. O objetivo do estudo foi demonstrar que o Design pode contribuir à elaboração de atividades voltadas para a educação patrimonial. A partir de procedimentos metodológicos, revisão da literatura, realização de entrevistas, aplicação de questionário, execução de workshop e observação, foi possível identificar a competência do Design para a consolidação de práticas educativas, assim como reconhecer e enfatizar o papel dos estudantes no processo de criação destas. Como resultado, obteve-se, de maneira concisa e prática, a idealização de um Caderno de Atividades Pedagógicas para a Educação Patrimonial, sustentado pelo processo de Design.
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