O design, o cemitério e a educação patrimonial: um estudo para a construção de um caderno de atividades pedagógicas

Autores

  • Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Francislaine da Costa Rosendo Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1909-8813

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2024.v9n17.e11614

Palavras-chave:

Design, Educação Patrimonial, Cemitério do Bonfim, Interdisciplinaridade

Resumo

O artigo discorre sobre o Design como orientador de atividades de educação patrimonial, tendo como objeto de estudo o patrimônio cultural, Cemitério do Bonfim, situado na capital Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. O objetivo do estudo foi demonstrar que o Design pode contribuir à elaboração de atividades voltadas para a educação patrimonial. A partir de procedimentos metodológicos, revisão da literatura, realização de entrevistas, aplicação de questionário, execução de workshop e observação, foi possível identificar a competência do Design para a consolidação de práticas educativas, assim como reconhecer e enfatizar o papel dos estudantes no processo de criação destas. Como resultado, obteve-se, de maneira concisa e prática, a idealização de um Caderno de Atividades Pedagógicas para a Educação Patrimonial, sustentado pelo processo de Design.

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Biografia do Autor

Kátia Andréa Carvalhaes Pêgo, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas/Systemic Design junto ao Politecnico di Torino (POLITO), Itália. Atua como Professora da Graduação e da Pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). CV: http://lattes.cnpq.br/1400735231277107

Francislaine da Costa Rosendo, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). CV:  http://lattes.cnpq.br/3851923141264636

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Pêgo, K. A. C., & Rosendo, F. da C. (2024). O design, o cemitério e a educação patrimonial: um estudo para a construção de um caderno de atividades pedagógicas. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 9(17). https://doi.org/10.9789/2525-3050.2024.v9n17.e11614