A morte como um problema de enredo
DOI:
https://doi.org/10.9789/2525-3050.2026.v10n19.e13438Palavras-chave:
semiótica da cultura, Iúri Lotman, morte, semiótica, enredo, literaturaResumo
No ensaio “A morte como um problema de enredo” (1993) Iúri Lotman aborda o tema da morte como um problema semiótico, e dessa análise surgem novos modos de compreender o procedimento do ficcionista, do historiador, do poeta. Lotman destaca o paradoxo entre a continuidade do processo de multiplicação da vida coletiva, por um lado, e sua descontinuidade na existência individual. O desejo humano de atribuir significado e objetivo às ações e acontecimentos levou-o a dividir a realidade ininterrupta em segmentos convencionais, única forma de torná-la acessível à compreensão. À medida em que o pensamento mitológico foi sendo substituído pelo histórico, o conceito de finalização passou a adquirir um caráter preponderante no processo de reflexão artística. Se a consciência mitológica produziu enredos cíclicos, a consciência histórica foi responsável pela introdução dos enredos lineares, em que os inícios e os finais ganharam papel de destaque.
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