Auschwitz-Birkenau: entre a cultura e a barbárie

Authors

  • Rebeca Lopes Cabral Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo (AEC). Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque [metrô República] CEP: 01223-011 – São Paulo, SP.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2016.v1i1.240-246

Abstract

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cortezas. Santander: Shangrilla Textos Aparte, 2014. 68 p. Título original: Écorces. Paris: Les Éditions de minuit, 2011.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rebeca Lopes Cabral, Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo (AEC). Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque [metrô República] CEP: 01223-011 – São Paulo, SP.

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Associação Escola da Cidade – Arquitetura e Urbanismo. Bolsista de Iniciação Científica FAPESP, atuando no projeto Buenos Aires: memórias de dor na paisagem urbana, sob orientação da Profa. Dra. Marianna Boghosian Al Assal.

References

ADORNO, Theodor. La crítica de la cultura y La sociedad. In: ADORNO, Theodor. Prismas. Barcelona: Ariel, 1962. p. 1-14.

AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha [Homo Sacer, III]. São Paulo: Boitempo, 2008. 175 p.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1987. 285 p.

DI CORI, Paloma. La memoria pública del terrorismo de estado. Parques, museos y monumentos en Buenos Aires. In: ARFUCH, Leonor (org.). Identidades, sujetos y subjetividades. Buenos Aires: Prometeo libros, 2005. p. 91-111.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que nos vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998. 264 p.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pese a todo. Memorias visual del Holocausto. Barcelona: Paisós, 2004. 272 p.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2013. 504 p.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cortezas. Santander: Shangrilla Textos Aparte, 2014. 68 p.

DIÉGUEZ, Ileana. Cuerpos sin duelo. Córdoba: Ediciones Documenta, 2013. 289 p

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000. 116 p.

LAGO, Alberto. Imágenes después de Auschwitz. Madrid: Universidad Carlos III, [20--]. Disponível em: <http://holocaustoyeducacion.es/recursos/2.13%20Cine/ImagenAus.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2016.

NANCY, Jean-Luc. La representación prohibida. Buenos Aires: Amorrortu, 2006. 80 p.

NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Márcio. Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000. 264 p.

RANCIÉRE, Jacques. El espectador emancipado. Buenos Aires: Manantial, 2010. 136 p.

SHOAH. Direção: Claude Lanzmann. Reino Unido/França: British Broadcasting Company; Historia; Les Films Aleph; Ministère de la Culture de la Republique Française, 1985. 1 filme (566 min.), son, cor.

WAJCMAN, Gérard. El objeto del siglo. Buenos Aires: Amorrortu, 2001. 240 p.

Published

2019-02-25

How to Cite

Cabral, R. L. (2019). Auschwitz-Birkenau: entre a cultura e a barbárie. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 1(1), 240–246. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2016.v1i1.240-246