Ética e humanização na comunicação sobre a morte: um projeto educativo na área da saúde

Authors

  • Jara Lourenço da Fontoura Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG), Campus Carreiros.
  • Cássia Martins Barbosa Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Brenda Jacintho Alves Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2019.v4i8.434-445

Keywords:

Comunicação sobre morte, Morte, Ética, Saúde, Enfermagem

Abstract

Este artigo nasce da narrativa sobre a vivência da construção de um folder informativo / humanizado / educativo junto ao curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), através da disciplina “Didática Aplicada à Enfermagem”. Tem como eixo orientador a importância da ética do cuidado na comunicação diante da morte. Trata também do modo como a Enfermagem e as áreas da saúde em geral podem e devem contribuir de modo prático e significativo com a sociedade, no que se refere à comunicação/notícia do morrer e às primeiras medidas adotadas pelas pessoas diante da morte e dos encaminhamentos fúnebres necessários.

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Author Biographies

Jara Lourenço da Fontoura, Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG), Campus Carreiros.

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus Carreiros. CV: http://lattes.cnpq.br/6874729785523519

Cássia Martins Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Brenda Jacintho Alves, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

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Published

2020-01-29

How to Cite

Fontoura, J. L. da, Barbosa, C. M., & Alves, B. J. (2020). Ética e humanização na comunicação sobre a morte: um projeto educativo na área da saúde. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 4(8), 434–445. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2019.v4i8.434-445