Editorial Dossiê nº 3: Luto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2525-3050.2017.v2i3.1-3

Resumo

O terceiro número da Revista M. contém o Dossiê temático sobre Luto, organizado por Ludmila da Silva Catela e Maria Helena Pereira Franco. Perseguindo os caminhos da interdisciplinaridade, nossa publicação reforça a intenção de transitar pelos diversos campos do conhecimento dedicados à relação do homem com a morte, neste número com a especial interlocução com a área da Psicologia. Entretanto, ao estabelecer igual diálogo com as Artes Visuais e a Antropologia, por exemplo, o dossiê permite acesso aos modos como o tema do luto foi apropriado por diversos cientistas que, fazendo uso dos princípios teóricos e metodológicos de suas próprias áreas, deram tratamento ampliado e inusitado a este objeto tão sensível, envolvendo as formas pelas quais as sociedades lidam com a perda por morte, que podem alcançar até o estado denominado como luto complicado. Esta diversidade de olhares pode ser ilustrada pela composição de autores que contribuem para este dossiê, tal como Carolina Junqueira dos Santos, a partir da Arte e da Antropologia; Montse Morcate, que compartilha a perspectiva das Artes visuais; Ludmila da Silva Catela, com enfoque etnográfico; Janaína de Almeida Teles, com abordagem histórica; Andreia Vicente da Silva no entrecruzamento entre História e Antropologia; e, sob o manto da Psicologia, os artigos de Gabriela Casellato; Luciana Mazorra, Valeria Tinoco e María Helena Pereira Franco e, por fim, de Ivana Jann Luna e Carmen Ojeda Moré.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Rodrigues, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Imagens da Morte: a morte, os mortos e o morrer no mundo Ibero-americano” (UNIRIO/CNPq). Programa de Pós-Graduação em História da Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-02-25

Como Citar

Rodrigues, C., & Nascimento, M. R. do. (2019). Editorial Dossiê nº 3: Luto. Revista M. Estudos Sobre a Morte, Os Mortos E O Morrer, 2(3), 1–3. https://doi.org/10.9789/2525-3050.2017.v2i3.1-3

Edição

Seção

Editorial