Redes e música: o estudo de redes de sociabilidade como ferramenta para pesquisas no campo da História da Educação Musical

Autores

  • Roberta Mourim Cabral UNIRIO

Resumo

Esta comunicação tem o objetivo de analisar a metodologia de duas teses de
doutorado, de cunho musicológico, que aplicam o conceito de redes de sociabilidade (SIRINELLI, 1986) na investigação de suas fontes. Os pesquisadores — Rocha (2010) e Buscacio (2009) — utilizam cartas (documentos pessoais) para investigar aspectos que vão além da esfera do indivíduo. A partir da observação destes trabalhos, aponto soluções
metodológicas possíveis para a pesquisa em andamento “Monina Távora: a pedagogia de uma artista”, que pretende analisar a atuação da violonista e alaudista Monina Távora como professora dos duos Abreu e Assad, assim como sua pedagogia. A pesquisa tem como objetivo específico investigar as redes de sociabilidade nas quais Monina estava inserida, com a finalidade de entender de que forma as ideias presentes nestas redes foram refletidas em sua
prática como professora. Entre as fontes utilizadas, está a autobiografia não publicada da violonista, também um tipo de documento pessoal. Através da análise deste documento autobiográfico está sendo possível iniciar o mapeamento destas redes.

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Artigos - Educação Musical