Formação e atuação de mulheres instrumentistas na música popular: Um estudo de caso no distrito de Rio das Mortes (MG)

Autores

  • Silvia Rocha Costa UFSJ

Resumo

No Brasil, o papel marcante de Chiquinha Gonzaga como instrumentista,
compositora e maestrina abriu novos caminhos para a atuação das mulheres enquanto protagonistas da música brasileira. No entanto, após esse período percebemos uma invisibilização do trabalho das mulheres como instrumentistas, principalmente no campo da música popular. Considerando esse panorama de pouca visibilidade do trabalho das mulheres instrumentistas, nos interessa agora a subversão da tradição, ou seja, a formação e ocupação, mesmo que minoritária, das mulheres na condução e execução de instrumentos em grupos
musicais profissionais. Utilizando o retrato sociológico como dispositivo metodológico, esta pesquisa, em fase de desenvolvimento, apresentará um estudo de caso sobre a formação musical e atuação profissional de duas mulheres instrumentistas no campo da música sertaneja em um distrito da cidade de São João del Rei (MG). Em diálogo com a microssociologia e as teorias de gênero, este trabalho pretende investigar as tensões nas relações de gênero na formação musical das instrumentistas, e também compreender os
desafios que estão em jogo, desde a escolha do instrumento, passando pela trajetória de estudos, até a consolidação de um trabalho profissional em música popular e sua consequente legitimação em seu contexto de atuação.

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Artigos - Educação Musical