A criatividade como foco na Educação Musical: um panorama das pesquisas desenvolvidas no contexto brasileiro

Autores

  • Rebeca Vieira UNIRIO

Resumo

O presente texto apresenta parte de minha dissertação de mestrado,2 especificamente o recorte que diz respeito à revisão bibliográfica de teses e dissertações brasileiras que versam sobre criatividade, publicadas entre os anos de 2000 e 2013. Assim, o intuito deste artigo é o de investigar como a criatividade tem sido abordada no campo da pesquisa em Educação Musical. A metodologia utilizada baseou-se na busca pelos termos criatividade, criação, improvisação e composição, a partir de títulos, resumos e palavras-chave em bancos virtuais de armazenamento de teses e dissertações. Com base na realização desse levantamento, apresento uma listagem com os trabalhos encontrados e a análise produzida sobre os dados coletados, apresentando um panorama atual do estado das pesquisas desenvolvidas no Brasil e contribuindo para o desenvolvimento de um campo de estudo consistente sobre a criatividade no ensino e aprendizagem de música. Uma das questões constatadas é que, para a Educação Musical, a criatividade é constantemente vista tão somente como sinônimo de criação musical (improvisação ou composição), enquanto que o próprio termo criatividade, em si mesmo, pouco é encontrado ou enfatizado nas pesquisas relacionadas. Apesar de algumas dessas investigações reconhecerem que a criatividade pode abranger outros fazeres musicais além da criação, nenhum dos trabalhos encontrados teve como foco questões que poderíamos identificar como ‘apreciação criativa’ ou ‘performance criativa’. Reconhecemos também a necessidade de uma maior ampliação do diálogo entre a Educação Musical e as demais áreas de conhecimento humano, sobretudo a Psicologia, que tem se dedicado a estudos bastante abrangentes sobre a temática da criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Vieira, UNIRIO

MESTRADO

PPGM

Downloads

Publicado

2015-03-08

Edição

Seção

Artigos - Educação Musical