O processo de formação do músico popular profissional: investigação sobre experiências, competências e suas atuações na cadeia produtiva da música
Resumo
Esta investigação, fruto de pesquisa de dissertação de mestrado, teve por objetivo compreender os diversos contextos de formação profissional do músico popular, suas experiências profissionais e as competências ali imbricadas. Para tanto, buscamos analisar os processos produtivos que se desenrolam a partir da chamada cadeia produtiva da música (PRESTES FILHO, 2005) e a noção de competência profissional que permite ao músico atuar nos diferentes setores dessa cadeia. Consideramos o fato da atividade profissional do músico popular não necessariamente requisitar uma certificação profissional, podendo haver diversos percursos possíveis e diferentes níveis de profissionalização. Assim, buscamos compreender a formação destes músicos, sua concepção de competência e o processo de aprendizado que os tornam aptos a exercer suas atividades profissionais. A metodologia envolveu entrevistas com quatro músicos atuantes e um profissional da área da produção fonográfica. Observamos que os músicos apresentaram práticas diversificadas frente a uma carreira instável e, na maior parte das vezes, autônoma. Assim, multiplicam-se as possibilidades de obter renda durante todos os períodos do ano. Nas falas dos entrevistados observamos um destaque dado à ideia de músico amador e músico profissional. Percebemos que a noção de amadorismo se contrapõe à noção de profissionalismo. Em outros casos as respostas relativizaram o termo, apontando para um amadorismo que passa a ser considerado um estado de aprendizagem, de descontração ou um hobby. Nessa pesquisa, pretendemos contribuir para a área da educação musical e para pesquisas afins, ao compreender e analisar os percursos de formação dos músicos populares, suas experiências profissionais e a sua noção de competência profissional. Todas essas informações nos levam a um perfil de músico popular que pode ser compreendido como um trabalhador flexível (REQUIÃO, 2010) e sensível às mudanças ocorridas na cadeia produtiva a partir das novas tecnologias digitais e na expansão do acesso às ferramentas de produção musical.Downloads
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Publicado
2018-05-31
Edição
Seção
Artigos - Educação Musical